Em funcionamento desde 31 de maio de 2019, a Casa do Empreendedor, iniciativa da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), surgiu para facilitar a vida de pequenos e médios empresários do município. Desde sua criação, os empreendedores de Bagé e região têm um lugar próprio, onde estão reunidos em um único espaço diferentes serviços e apoio para quem deseja empreender. O local visa principalmente facilitar os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, com ênfase nos Microempreendedores Individuais (MEI), bem como simplificar o acesso a linhas de crédito.
O secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, considera que a inauguração da Casa do Empreendedor representa o rompimento de um ciclo histórico baseado na burocracia e o ingresso em um ciclo virtuoso em que há estrutura para acolher os que querem empreender. “A Casa é um ambiente diferenciado para promover o empreendedorismo e fazer com que o empreendedor se sinta acolhido”, afirma o gestor. Bayard ressalta que este primeiro ano da Casa representa um sonho que se tornou realidade. “Parabenizo o Prefeito Divaldo Lara, pois é uma grande conquista da sua gestão. Aproveito para externar minha gratidão aos nossos colaboradores que de uma forma ou de outra contribuíram para concretização dessa grande obra”.
A coordenadora da Casa, Leísa de Llano, destaca que a criação de salas para o empreendedor está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para simplificar e agilizar os processos de constituição de empresas para o MEI. “A criação de salas para o empreendedor é a forma de racionalizar, simplificar e agilizar os processos. Bagé foi além e criou a Casa do Empreendedor”. Leísa também agradeceu aos gestores por toda estrutura do local, o enfrentamento do Governo na questão do alvará, da liberdade econômica e do princípio da boa-fé para o empresário bageense.
Pedro Borba, funcionário público municipal há 12 anos e atualmente coordenador do escritório Regional da Junta Comercial, falou que no espaço já puderam ser feitas 1500 análises de empresas, com atendimento diário de contadores e empresários. Raquel Machado, outra servidora da casa, responsável pelo licenciamento ambiental, agradeceu o local acolhedor onde o funcionário, além do empreendedor, se sente bem. “O empreendedor precisava de um espaço específico para ele. Aqui oferecemos todas as instâncias envolvidas no processo de empreendedorismo em um único local. É um lugar de gente que faz”, declara.
O Prefeito Divaldo Lara falou sobre a Casa. “Bagé virou referência neste tipo de atendimento porque mudou para melhor a relação entre Prefeitura e empresários que antes demoravam muitos dias para conseguir toda a documentação e agora é tudo mais rápido . Temos muito orgulho de termos criado esse espaço que é uma grande e importante rede de apoio ao empreendedor”, comemorou.
Alguns serviços oferecidos:
• Abertura de MEI (Microempreendedor Individual);
• Emissão de DAS (Documento de Arrecadação Social);
• Alteração de dados no MEI (atividade, endereço, nome fantasia );
.Coworking;
. Capacitações e treinamentos em parceria com as entidades.
. Web conferências
. Orientações nos Ambientes virtual: JUCIS/RS, SISBOM, Portal do Empreendedor.
PrefBagé