No dia 15 de abril, a prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Finanças e Recursos Humanos (Sefir), enviou ofício a todos os bancos da cidade solicitando a prorrogação dos financiamentos de funcionários com empréstimo consignado. O pedido considera a diminuição na renda das famílias decorrente das medidas relativas à circulação de pessoas e às atividades privadas na economia e no aumento das despesas decorrentes das medidas de distanciamento social, além do alto endividamento dos servidores públicos com empréstimos consignados contraídos junto a instituições financeiras.
O documento solicita a suspensão por noventa dias, ou enquanto durar a pandemia, dos empréstimos consignados dos servidores públicos municipais, a exemplo do que já vem ocorrendo entre instituições bancárias e governo do estado do Rio Grande do Sul.
Em consonância com o pedido, na noite desta segunda-feira (27), o Banrisul anunciou a possibilidade de prorrogação de consignados aos servidores públicos municipais. A medida adotada pela instituição partiu de uma solicitação realizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, para que o banco estendesse aos servidores municipais a mesma prorrogação nas operações de crédito consignado concedida aos servidores estaduais. Poderão ser beneficiados servidores municipais vinculados às prefeituras, câmaras municipais e institutos de previdências que possuam convênio de crédito consignado com o Banrisul. De acordo com a instituição, poderão ser prorrogadas as parcelas com autorização para desconto na folha de pagamento dos meses de junho, julho e agosto de 2020, de todas as modalidades de operação de crédito consignado.
Desta forma, ao solicitar a prorrogação, o banco fará uma nova operação no valor presente das três parcelas adicionados 90 dias de carência, para que o primeiro desconto em folha ocorro no mês de setembro de 2020.
PrefBagé