Depois do sucesso da 1ª edição do evento "TEAcolhemos - Construindo Realidades", realizada no início de março, o Caminho da Luz realiza a segunda oportunidade de ampliação de conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Será nos dias 8 e 9 de abril (sexta-feira e sábado), com inscrições gratuitas e dispondo de certificado aos participantes.
Uma das novidades é em relação aos turnos de debates. O evento será realizado na noite do dia 8 e na manhã do dia 9 de abril, na quadra do ginásio poliesportivo da instituição - até para melhor atendimento dos protocolos de segurança em saúde da Covid-19. Além disso, os participantes estão sendo convidados a levar 1 kg de alimento não-perecível. Outra novidade será a realização dos coffee breaks, onde quitutes serão elaborados pelo grupo de mães dos assistidos para venda. Entre os produtos estão refrigerante, bolo, pastel, torta de bolachinha de pote. Além disso, será disponibilizada a venda de chaveiros, com o tema "TEAcolhemos", contando com o logotipo da instituição.
As inscrições podem ser feitas até dia 6 de abril, mediante preenchimento de um formulário pela internet. O link é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceqBbfai4e09xQoKaX-d7B36wtL0d8cQWCejO_dMUHKlmMkQ/viewform. Apenas nas primeiras 24 horas de abertura já foram realizadas 34 inscrições.
"Nossa primeira edição foi um sucesso, com muitos debates e elogios por parte dos que participaram. Mesmo assim, quem não teve a oportunidade de compartilhar das experiências poderá comparecer pois a programação é voltada a todos aqueles interessados na temática do Transtorno do Espectro Autista", reforça o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos.
Programação
Mais uma vez haverá abordagem de profissionais ligados ao tema, dentro da proposta do Caminho da Luz de ampliação do conhecimento a respeito da realidade dos autistas e a experiência de seus familiares. No dia 9 a abertura ocorre às 19h, com a palestra da professora mestra Marinês Ramos, abordando "Habilidades Básicas e Intervenção Precoce". Após um intervalo de 20 minutos será a vez da presidente da Associação Janelinha para o Mundo, Ana Elisa Pacheco, tratar a respeito de "Maternidade Atípica".
No sábado pela manhã a apresentação fica por conta da professora doutora Amélia Bastos, com o tema "Direitos da Pessoa com Deficiência", contando com a participação especial do defensor público Guilherme Paul, a partir das 8h30min. Após um intervalo a última palestra do evento vai abordar "A Importância da Família e das Funções Paterna e Materna no Desenvolvimento do Autista", com o psicólogo Antônio Neves.