Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Coronavírus

GESTORES E REPRESENTANTES DE ENTIDADES SE REÚNEM PARA DISCUTIR AÇÕES PREVENTIVAS AO NOVO CORONAVÍRUS

Uma próxima reunião deve acontecer na próxima quarta-feira (25/03), às 10h30, também no salão nobre


Foto: Paulo Batista

O prefeito Divaldo Lara e o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (18), com representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ªCRS), entidades, conselhos municipais, associações, quartéis, universidades, escolas, hospitais, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Susepe, Aciba, Sindilojas, Defesa Civil, entre outros, com o objetivo de discutir estratégias de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

O momento também foi de alinhamento das futuras ações de atendimento aos possíveis infectados com a doença, que foi recentemente considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido ao rápido e preocupante avanço em todo o mundo.

Foram discutidas as medidas a serem adotadas, de modo que a prefeitura e os órgãos se adequem ao decreto assinado pelo prefeito Divaldo Lara, nesta terça-feira (17), que estabelece o cancelamento das aulas nas unidades municipais de ensino, ponto facultativo para servidores públicos municipais com idade acima de 60 anos, entre muitas outras medidas. Como resultado da reunião, foi criada a Comissão Municipal de Acompanhamento do Covid–19, que deve se reunir semanalmente para acompanhamento da situação atual do vírus no município.

Na abertura da reunião, o chefe do executivo ressaltou a importância da mobilização das administrações municipais para o enfrentamento do Covid-19, uma vez que é nas unidades de saúde do município que a população irá buscar os eventuais atendimentos e cuidados necessários.

“Não temos nenhum caso confirmado em Bagé, o que temos são cinco casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames. Se tivermos algum positivo, iremos aumentar a rigidez das atitudes e ações que devem ser tomadas com planejamento progressivo, acompanhando diariamente o cenário da nossa cidade”, disse o prefeito.

Em seguida, o secretário de Saúde enumerou as prioridades que vem sendo dadas pela pasta no enfrentamento da doença, dando como exemplo a oferta de 12 leitos extras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24h), bem como a extensão do horário de atendimento em quatro unidades de saúde (Centro Social Urbano, Floresta, Arvorezinha e Castro Alves). O titular da pasta enfatizou a informação que todos os pacientes que, ao buscarem atendimento nas unidades de saúde dos bairros e os médicos que suspeitarem de que o indivíduo esteja com o vírus, apresentando sintomas e preenchendo os requisitos do protocolo do Ministério da Saúde para a realização da testagem, a coleta deverá ser realizada em domicílio para que esse paciente não circule em outros locais e. O material será encaminhado para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

Outra medida adotada pelo município foi a antecipação para o próximo sábado (21/03) da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começaria na segunda-feira (23/03). Essa ação será apenas para o público idoso, que receberá a imunização das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, nas unidades de Saúde Camillo Gomes, Castro Alves, Centro Social Urbano, Floresta, Arvorezinha e Unidade Móvel (Praça do Coreto).

Na oportunidade, a coordenadora municipal de epidemiologia, Sheila Tavares, falou aos participantes sobre informações gerais referentes à doença, sintomas, forma de contágio e principais cuidados a serem adotados.

Sobre a realização dos exames para comprovar a infecção da doença, o coordenador da 7ª CRS, Ricardo Necchi, informou que, somente realizarão os testes quem preencher os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde e que, em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato através do Disque Vigilância, pelo número 150.

Finalizando o encontro, o secretário de Saúde acrescentou que o município pode e deve exercer um papel determinante na prevenção e controle do Covid-19. “Cabe aos gestores realizar o trabalho preventivo, repassar orientações à população, transformar planos de contingência em fluxo, operacionalizar as ações que se fazem necessárias”, disse, salientando que todas as unidades de Saúde precisam e estão preparadas para atender, da melhor forma possível, os casos suspeitos e os pacientes confirmados, evitando pânico e procedimentos errados.

Uma próxima reunião deve acontecer na próxima quarta-feira (25/03), às 10h30, também no salão nobre.

PrefBagé

Coronavírus Covid-19 alinhamento das futuras ações de atendimento

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!