Nesta segunda-feira (2/3), a Câmara de Vereadores de Bagé realizou a primeira sessão ordinária do ano de 2020, em abertura do 4º ano legislativo. Como de praxe, a presença do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, foi solicitada e mais uma vez atendida, assim como nos anos anteriores de sua gestão.
Durante a sessão, o prefeito explanou sobre os principais projetos e ações do Governo durante esses três anos de gestão. As principais realizações foram destacadas, com detalhes, aos edis e à comunidade presente, que lotou as galerias do plenário Lygia Almeida. Diversos secretários de governo também se fizeram presente, bem como líderes comunitários (entre eles dos bairros Dois Irmãos, Getúlio Vargas e Cohab) e representantes de classe (entre elas mototaxistas, motoristas de aplicativos e representação dos sócios do Clube Comercial).
No início de sua fala, Divaldo relembrou sua trajetória na Casa Legislativa, onde atuou em todos os níveis, de assessor a presidente. Desde o início da explanação, Divaldo disse que estaria à disposição para todas as perguntas, o que de fato ocorreu, com a inscrição de praticamente todos os vereadores. Em uma demonstração de transparência e democracia, Divaldo solicitou ao presidente do Legislativo, Esquerda Carneiro, que permitisse que os vereadores concluíssem suas perguntas, além dos cinco minutos habituais, especialmente aos vereadores de oposição, que ficaram à vontade para diversas indagações. “Digo e repito sempre que qualquer cidadão tem direito à crítica e discussão de ideias. O que ninguém tem direito é à mentira, que isso sim não serve à sociedade”, advertiu o chefe do executivo.
Entre as obras apresentadas pelo prefeito, estiveram asfaltamento da Avenida Attila Taborda, conclusão do Anel Rodoviário, mais de 38 km de asfaltamento em diferentes localidades em três anos “e mais oito começando o processo de licitação, com recursos garantidos”, ressaltou o gestor. Acesso à Unipampa depois de anos da implantação da Universidade; combate aos alagamentos; criação de cinco centros de referência em saúde; aumento de 12 para 34 especialistas na rede pública municipal; reabertura do Hospital Universitário; funcionamento do tomógrafo; renovação da frota da saúde; renovação da frota da educação, com 13 novos ônibus chegando em breve; desfribiladores nos postos de saúde; criação da Casa de Hospedagem; criação do Lar dos Irmãos Santo Estevão, permitindo que irmãos vítimas de violência de diferentes sexos não sejam separados; maior programa habitacional em andamento, com a construção de 1164 residências, diminuindo significativamente o déficit habitacional da cidade; interligação das barragens que abastecem a cidade possibilitando um verão sem racionamento de água; instalação e/ou ampliação de 44 empresas; melhor Ideb dos últimos dez anos; implantação das escolas cívico-militares; construção da ponte do bairro Castro Alves e a concretização do sonho da retomada dos voos comerciais foram algumas das conquistas elencadas por Divaldo, entre muitas outras. “Não digo que solucionamos todos os problemas de Bagé, mas, sim, que trabalhamos muito e podemos comprovar isso comparando o antes com o depois. Falar qualquer um fala, mas arregaçar as mangas e executar é para quem conhece a gestão e está cercado de homens e mulheres que têm compromisso com o desenvolvimento da cidade. Por isso, é importante que estejamos aqui, hoje, dividindo estes acontecimentos com os bageenses ”, avalia.
Divaldo ressaltou, também, a realização de concurso público, após adequação à lei de responsabilidade fiscal, já que Bagé registrou a menor despesa com folha de pagamento dos últimos dez anos, garantindo o índice necessário para a realização do certame.
Na oportunidade, o prefeito respondeu a questionamentos sobre barragem, iluminação pública, qualidade da água fornecida, conclusão de obras e vários outros temas, não deixando um questionamento sequer sem resposta clara. O prefeito também teve a oportunidade de esclarecer que não está inelegível e que, se a eleição fosse hoje, poderia concorrer.
Após o encerramento da sessão, foi assinado, na presença e testemunha dos vereadores presentes, um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para exportação da carne bageense aos Estados Unidos e encaminhado projeto de lei garantindo recursos de R$ 1,8 milhão para a compra de dez ônibus escolares.
Redação GJ