Candiota
Distância até a capital: 420 km / Municípios limítrofes Aceguá, Hulha Negra, Bagé, Pinheiro Machado e Pedras Altas
Emancipada: em 24 de março de 1992
Área total: 933,843 km²
População total: (IBGE/2016) 9 362 habitantes
História
De acordo com relatos orais, alguns gregos originários da ilha de Cândia (hoje ilha de Creta), conhecidos como candiotos, teriam vindo da Argentina no século XVIII.Estes fixaram-se às margens de um arroio, ao qual posteriormente dariam o nome de Candiota, vindo daí a origem do nome da cidade. Em 24 de março de 1922, o município se emancipou de Bagé e Pinheiro Machado.
Em 10 de setembro de 1836, nas terras deste município, aconteceu a Batalha do Seival, travada entre farrapos e tropas do Império. O confronto foi um importante acontecimento da Revolução Farroupilha, pois no dia seguinte à batalha foi proclamada pelo então coronel Antônio de Souza Netto, no campo dos Menezes, a República Riograndense.
Geografia
Localiza-se na metade sul do estado, próximo a fronteira com o Uruguai. O acesso ao município é feito pela BR-293.
Economia
Devido ao seu subsolo abundante em riquezas minerais, tais como carvão mineral e calcário, as atividades econômicas de maior relevância são a geração térmica de energia elétrica e produção de cimento pozolânico. Também se faz presente no município a agropecuária, destacando-se a criação de gado leiteiro. Outras culturas também são importantes, como a ovinocultura, a orizicultura, frutiultura, produção de sementes olerícolas, milho, batata inglesa, mandioca e cenoura. As principais empresas em atividade na cidade são a usina termelétrica Presidente Médici e UTE Pampa Sul (da Engie), a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), a Cimpor, Copelmi.
Bairros
Dario Lassance / Sede do Município
João Emílio
São Simão
Seival
Vila Operária
Vila Residencial
Assentamentos
Com base em informações do Wikipédia