Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Iluminação Pública

Seinfra justifica reajuste da iluminação pública e apresenta balanço de investimentos na área em 2019

As manifestações contra o reajuste viralizaram nas redes sociais


Foto: Rodrigo Sarasol

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) após as muitas críticas sofridas através das redes sociais pelo reajuste da iluminação pública, respondeu no final da tarde de quinta-feira (30), com uma prestação de contas sobre os investimentos que vem realizando na área.

O secretário da pasta, Jorge Duarte, informa que, no ano passado, para agilizar os atendimentos do setor, três caminhões foram adquiridos com dinheiro da Contribuição para Iluminação Pública (CIP), dois com cesto para iluminação e um para carregar material e os trabalhadores, com cabine dupla.

Conforme o secretário foram 2,4 mil atendimentos em manutenção de rede, mais de quatro mil lâmpadas trocadas e 2,7 mil relés. Foram trocadas 401 bases, 473 conectores, 104 luminárias, 238 metros de cabos e mais de 592 metros de fios.

Duarte explica que a Secretaria ainda equipará mais o setor. “Já instalamos, em algumas praças, lâmpadas de LED e continuaremos fazendo esta substituição e outras melhorias”, explicou o titular da pasta.

Desde o início da gestão, foram 16 mil consertos de iluminação, entre os anos de 2017, 2018 e 2019.

Justificativa do Seinfra para o reajuste

A Contribuição para Iluminação Pública (CIP), criada em  2002 e nunca havia sofrido alteração, sofreu uma majoração tendo em vista os elevados custos do nosso parque, que desde 2004 não passavam por nenhuma modernização e era deficitária até nos custos, que ao longo deste tempo, se elevaram muito. É necessário lembrar que o município precisa pagar a conta da iluminação e dos investimentos e manutenção do parque de iluminação.

O valor da contribuição pode variar de acordo com o que o contribuinte consumir. Até então, era aplicado um percentual único para todos e a tabela veio exatamente para pacificar e deixar mais justa a contribuição de cada um. Quanto maior o consumo em Kwh/mês, maior será a contribuição, de acordo com a tabela.

Como destacado anteriormente, os custos elevaram ao longo dos anos e atualmente, não cobriam o valor que o município precisa arcar de modo a manter e possibilitar cada vez mais melhorias na área.

No centro da cidade, todo o deslocamento pela Dr. Pena, é um dos exemplos de acessos que obteve melhorias, com todas as lâmpadas trocadas por brancas. Por dia, são realizados 40 atendimentos diários, em média. Lâmpadas de LED foram instaladas na Praça Esporte e da Estação, proporcionando momentos de lazer e segurança para as famílias, são outros exemplos. A cidade está iluminada, depois de mais uma década sem que o parque de iluminação fosse revitalizado (as últimas melhorias haviam sido realizadas em 2004) e hoje conta com mais de 14 mil pontos, sem contabilizar praças e prédios públicos.

A nova tabela traz maior transparência porque o consumidor terá a certeza do valor que irá contribuir todos os meses, tendo em vista que ela prevê até oito faixas de consumo por cada classe. A Prefeitura está em tratativas com a CEEE para ampliar o número de faixas residenciais para, com isso, tornar a cobrança cada vez mais justa.

Canais de Atendimento

A Seinfra disponibiliza os seguintes canais para registro de pedidos de atendimento e sugestões: telefones 3240- 5181 e 3240-5194, além da página da Secretaria no Facebook.

Redação GJ / PrefBagé

Iluminação Pública Bagé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!