Uma das grandes ferramentas de comunicação que devem impulsionar as possíveis novidades no resultado eleitoral das eleições municipais que serão realizadas em 2020 são as redes sociais.
Nas cidades da região há um avanço do uso das redes sociais por parte dos partidos políticos, mas ainda é muito limitado se comparado com Bagé, provavelmente esse interesse das siglas partidárias bageense se vê motivado pelos vários Grupos Políticos que possuem milhares de usuários no Facebook.
Sandro Lehmann que assina a coluna Mapoegã fez um levantamento sobre como está sendo recebida pelos internautas essa participação. O Instagram e o Twitter são também usados, mas sem a mesma intensidade.
Como constatação o 2019 termina com os partidos políticos mirando nas redes sociais para divulgarem suas ações visando às eleições de 2020. Partidos que não tinham páginas oficiais no Facebook trataram de produzir no decorrer do ano.
Já como destaque o aumento significativo das páginas do PCdoB e do PSOL, bem como a estagnação das páginas dos partidos que compõem o governo de Divaldo Lara.
Se por um lado segue valendo a máxima de que a batalha eleitoral se dá nas ruas, no porta a porta, por outro lado pelo avanço tecnológico também no mundo virtual.
Redação GJ