O novo Grupo de Trabalho Empoderamento de Mulheres do G20 realizará, nesta quinta-feira (18/01), uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço da primeira reunião do GT. O atendimento à imprensa será na sede do Serpro, em Brasília, às 12h.
No primeiro dia de reunião, estiveram presentes por videoconferência todos os países-membros do G20, além de países e organizações internacionais convidados. O Brasil apresentou três prioridades e ao longo dos dois dias irá debater cada uma delas com os representantes do grupo.
A reunião, que é de nível técnico, contou na quarta-feira com uma fala de abertura da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que deu as boas-vindas aos representantes dos países-membros do G20, além de uma fala da socióloga Janja Lula da Silva.
“Devemos enfrentar a raiz do problema, que é a misoginia”, destacou a ministra.
O Grupo de Trabalho Empoderamento de Mulheres foi criado durante a presidência da Índia, em 2023, e se reúne pela primeira vez sob a presidência do Brasil em 2024. O GT tem como propósito apoiar os países a abordarem a desigualdade de gênero e impulsionar o empoderamento das mulheres em suas diferentes dimensões.