Em reunião na sexta-feira (22), o grupo de funcionários do Caminho da Luz decidiu manter as atividades na próxima semana. Os funcionários haviam decidido por uma paralisação por tempo indeterminado caso a Prefeitura de Bagé não depositasse valores atrasados referentes a convênios com as secretarias de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e de Educação e Formação Profissional, além de um Termo de Fomento junto à Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso.
Os funcionários realizaram uma paralisação com manifestação no dia 12 de novembro. Desde então tentaram agendar uma audiência com o prefeito de Bagé, Manoel Machado, o que ocorreu apenas no último dia 21. No encontro, Machado garantiu que procuraria depositar parte dos valores atrasados até o dia seguinte. Entretanto, isso não ocorreu. Mas uma troca de mensagens envolvendo o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir) indicou a possibilidade real de um depósito de valores atrasados para segunda-feira, dia 25.
No dia 6 de novembro houve um repasse, referente à Secretaria Municipal de Educação de RS 29.768,48. Mesmo assim, ainda restam mais de R$ 405 mil de atrasados a serem recebidos pela Instituição. Os funcionários pediram um depósito com urgência para a entidade poder quitar compromissos e solicitaram o pagamento de mais valores. A expectativa é de que o depósito previsto para o dia 25 possa totalizar recursos próximos de R$ 155 mil.
"Recebemos a informação de que a comissão de funcionários resolveu aguardar a próxima semana, dando um voto de confiança ao compromisso do prefeito em repassar alguns valores atrasados. Por isso, o grupo decidiu que os serviços serão normais na segunda-feira (25)", afirma o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas. No entanto, caso o depósito não se confirme, os funcionários podem tomar a decisão de suspender os atendimentos por termpo indeterminado.
CamLuz