Por Sandro Lehmann
DIA DA BANDEIRA
A bandeira brasileira, assim como o brasão e o Hino Nacional são nossos maiores símbolos. Como diz o Hino a Bandeira: "Salve lindo pendão da esperança". "Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil".
No correr da história, sempre surge algum grupo querendo se apropriar de nossa bandeira e de suas cores. Símbolo pátrio é oriundo de família, de nossa pátria mãe. E mãe nenhuma quer ver um de seus filhos em litígio com outro. Nossas cores são de todos, não devendo ser usada por determinados grupos. Nossa bandeira jamais será...a americana, argentina, chinesa ou outra !
PATRIOTISMO X NACIONALISMO
Qual diferença?
Patriotismo seria o orgulho de sua pátria, seus símbolos, filhos e feitos. No Brasil, praticamente só nota-se esse sentimento em atividades esportivas.
O nacionalismo poderia ser visto com uma visão que tudo que seu país faz ou produz é melhor que os outros.
Cada país tem suas peculariedades em relação a estes temas.
CONTINÊNCIA À HAVAN
O que representa pessoas vestidas de verde e amarelo prestando continência a réplica da estátua da liberdade? Ou continência a própria bandeira norte americana como já fez o Presidente Jair Bolsonaro.
É o máximo do grotesco e do ridículo.
O que significa a continência?
É um cumprimento militar onde o militar de patente inferior é obrigado a prestar quando está frente a um "superior" hierárquico, sendo passível de punição, caso não a faça. Entendeu? Então nessa lógica, os bolsonaristas em seu patriotismo colonizado fazem isto deliberadamente. Não é patriotismo nem nacionalismo. Aliás, sobre o local... nas lojas Havan, espera-se no mínimo que a empresa do dito nacionalista, o vé, digo, o cara da Havan pague seus impostos.
DR. SÓCRATES
O Doutor já trazia brasileiro no nome. Sócrates Brasileiro Sampaio Vieira de Oliveira, ou simplesmente Magrão.
Sócrates carregava o verdadeiro sentimento patriota.
Sob ditadura militar, no final dos anos 70, Sócrates, Wladimir e CasaGrande se posicionaram e peitaram os padrões estavelecidos na época, criando Democracia Coríntiana.
Era um modelo de gestão participativa, onde o conjunto dos jogadores decidiam sobre cada coisa a ser feita ou planejada pelo clube. Uma clara provocação ao regime. Se engajaram no movimento da Anistia e no da Diretas Já.
Nessa época o futebol italiano levava nossos principais craques como Zico, Cerezzo, Júnior e Falcão.
A cada temporada tentavam contratá-lo, e em discurso pelas diretas, em 1984, Sócrates disse que só sairia do Brasil caso a emenda Dante de Oliveira, que previa eleições presidenciais já, fosse derrotada. E foi, e assim o Magrão foi brilhar na Itália e só teríamos eleições diretas em 1989, mas aí é outra história.
Em 1986 na estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo do México, houve um erro no protocolo e fou executado o Hino a Bandeira ao invés do Hino Nacional Brasileiro.
Jogadores perfilados, já é uma dificuldade cantar o Hino Nacional que dirá o Hino a Bandeira.
A imagem da transmissão passa jogador por jogador, todos calados, até chegar no nosso capitão que cantava o Hino a Bandeira, demonstrando seu patriotismo e balançava a cabeça, reprovando a terrível gafe do protocolo.
Este que cantava era o Dr Sócrates, o esquerdopata raíz.
Redação GJ