Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Causa Animal

NBPA faz denúncia sobre acontecimentos no Projeto Cuidar, CBEA contesta e diz que fotos divulgadas são descontextualizadas

Conheça as duas notas encaminhadas pelas entidades


Imagem: Montagem Redação GJ

A Nota de Repúdio ao Projeto da Prefeitura Municipal - Projeto Cuidar pelo Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA) ontem causou um rebuliço nas redes sociais tanto pelas fotos muito fortes, como também pelo teor das denúncias.

O Núcleo chamou de “fatos terríveis que estão acontecendo no Canil Municipal”.  Fato que a coordenadora do Bem-Estar Animal (CBEA). O Local precisa de intervenção imediata, pois é um hospital veterinário!

GuiGui Colares fez o contraponto em Nota “Foram divulgadas fotos descontextualizadas a fim de denegrir um trabalho ético e responsável que vem sendo prestado por esta Coordenadoria. E afirmou que a Unidade é uma Clínica Veterinária – corrigindo a informação prestada pela ONG”, rebateu.

Conheça abaixo o que dizem as partes NBPA e CBEA.

A denúncia na integra

Nota de repúdio ao Projeto da Prefeitura Municipal - Projeto Cuidar

O Núcleo Bageense de Proteção aos Animais através de sua diretoria , seus voluntários e colaboradores, vem a público denunciar fatos terríveis que estão acontecendo no Canil Municipal. Durante meses viemos tentando intervir através de ações fiscalizatórias no local, mas em todas as vezes éramos repudiados e não éramos escutadas. Nossa ONG foi fundada para ser a voz dos animais e sempre nestes 20 anos de atuação, nunca vimos tamanha atrocidades em nossa cidade! Projeto que foi referência de amor e respeito aos animais se tornou o algoz dos animais. Recebemos denuncias internas de falta de medicamentos, falta de quimioterápicos, falta de higiene, ração com baixo teor nutricional, animais estariam sem medicação para dor ,entre tantas denuncias. Encaminhamos ao Ministério Público com apoio do Gabinete da Vereadora Beatriz Souza a denuncia. Frente as dezenas de reclamações que recebemos, frente as denuncias, viemos a Público denunciar e Pedir que o Prefeito Manoel Machado e Secretário de Saúde Mário Mena, gestor do Projeto , intervenha imediatamente sob pena de responderem solidariamente a tamanhas atrocidades. Quem destruiu o projeto foi o ex Prefeito Divaldo Lara, mas se o Prefeito Manoel Machado não tomar uma atitude imediata mais animais sofrerão as consequências!
O Local precisa de intervenção imediata, pois é um hospital veterinário!!!!

Nas fotos recebidas, retratamos a falta de medicamentos, falta de tratamento de animais com câncer, falta de higiene,animais mortos em brigas, animais que morreram sem tratamento, entre tantos apontamentos encaminhados ao Ministério Público.
Nosso interesse é preservar a vida destes animais e de todos que ali ingressarem , que a Prefeitura assuma sua responsabilidade de tratar os animais de forma justa, ética e com respeito a vida independente de espécie!
Aqui é o apelo que lançamos a todos que amam e respeito aos animais!!

Contraponto na integra

Nota de Esclarecimento

Viemos por meio desta, em resposta a postagem irresponsável e leviana da ONG de Proteção Animal atuante no Município. Foram divulgadas fotos descontextualizadas a fim de denegrir um trabalho ético e responsável que vem sendo prestado por esta Coordenadoria. Foram divulgadas fotos de animais que chegam até a Unidade de Atendimento e Cuidado como se esses permanecessem naquela situação após entrada na Unidade. A Unidade é uma Clínica Veterinária – corrigindo a informação prestada pela ONG que afirma que o local trata-se de um hospital-, não se pode esperar que os animais cheguem para tratamento em perfeitas condições de saúde, sendo assim todos os animais que se encontram no local apresentam algum tipo de enfermidade a ser tratada.

As fotos onde apresentam as baias sujas foram registradas maldosamente pela manhã, durante a chegada dos responsáveis pela limpeza, obviamente após uma noite inteira onde os animais ficam nas baias estarão sujas com urina e fezes. Todos os registros foram feitos por pessoas más intencionadas e que prestavam serviços a ONG em questão e todas as medidas legais estão sendo tomadas para que todos os envolvidos nesse triste evento sejam responsabilizados. Furtamo-nos por muito tempo em responder acusações caluniosas, difamatórias e plantadas com nítido cunho político pois nosso trabalho é pautado em respeito e parceria contudo, os últimos acontecimentos nos obrigam a tomar severas medidas a respeito. Faz-se importante ressaltar que esta mesma ONG não aceitou a proposta de convênio com o poder público, causando furor e buscando sensibilizar a comunidade local, assim que suas tratativas com a municipalidade se deram por findadas e entendendo que o trabalho seria, a partir de então, responsabilidade da Coordenadoria atual, a ONG tentou retomar o trabalho e o repasse que até então era insuficiente, passou a ser aceitável e suficiente. Ao serem convidadas para participarem de uma gestão compartilhada, onde todos ganhariam visto que os usuários finais (os animais) teriam em única equipe muitas pessoas tecnicamente competentes a ONG negou o convite e a partir de então, passou, se não diretamente, através de suas voluntárias, a atacar de maneira indiscriminada toda e qualquer ação promovida pela coordenaria. A causa animal ficou para trás e a causa política, travestida de preocupação, ganhou força.

Consternados com a maneira baixa e inescrupulosa que fomos atacados, lastimamos que um grupo de pessoas que se denominam protetores da causa animal em Bagé tenham transformado em guerra um trabalho feito com amor e responsabilidade, que tenham se utilizado daqueles que não tem voz para tratar de um assunto tão sério de maneira politiqueira e vil.

As imagens fora de seu contexto verdadeiro formam uma cena impactante e de terror porém, não condizentes com a realidade diária do local. Convidamos a cada cidadão que se sensibilizou e/ou impactou pelas imagens que doe um pouco de seu tempo e conheça de perto o trabalho da Coordenadoria e a Unidade de Tratamento e Cuidado Animal, estamos com as portas abertas para receber qualquer pessoa que nos visite.

Redação GJ

Causa Animal CBEA NBPA Canil Municipal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!