O Intercept Brasil fez uma postagem apresentando uma nova realidade do jornalismo brasileiro, quando o assunto é rede social, particularmente no Facebook. Conforme o site “O Facebook implodiu nosso tráfego!”, é a chamada da matéria, que mantém uma pequena analise desde o momento em que estranharam do site (Intercept Brasil) ter desabado no número de pessoas os acessarem.
“Só este ano, o alcance das nossas postagens no Facebook caiu impressionantes 75%. O tráfego no nosso site vindo do Facebook também despencou”, constatam e informam que o fato acontece em toda a indústria de notícias com grande alarme, o motivo é que o Facebook mudou seu algoritmo para suprimir links para fontes de notícias legítimas como o Intercept.
O fato pode ser desdobramento do número de interferências da segurança pública brasileira quanto a postagens que veiculam nas redes sociais. Cabe saber se o fato vai acontecer em efeito 'manada' e atingir, ainda mais profundamente páginas e sites que veiculam notícias. Em Bagé e região o fato pode não ter sentido até o momento em razão da existência de grupos de Facebook que possuem relevante acesso para manter as respectivas audiências divulgando notícias legítimas ou não – cabe saber até quando os algoritmo do Facebook vai começar a suprimir também esses links, afinal o Brasil passou por um processo de ruptura da democracia e isto tem desdobramentos a um dos vilões: a fake news e pelo que o Intercept Brasil está comunicando, vai sobrar para todos.