A Secretaria de Segurança e Mobilidade (SSM), através de seu setor de educação no trânsito, tem promovido um ciclo de palestras nas escolas estaduais e municipais da cidade. Como o trânsito é um lugar de socialização, onde todos participam, a ideia das palestras é levar desde cedo aos mais jovens temas relacionados as relações interpessoais.
As equipes do setor de educação da SSM estão desde abril promovendo as palestras com os alunos, já são mais de 60 palestras realizadas, em mais de 15 escolas.
O secretário da pasta, Rodrigo Fialho, explica a importância de evidenciar a educação nas relações interpessoais. “Queremos levar aos nossos jovens a oportunidade de refletir sobre atitudes diárias de convívio, de uma forma descontraída e eficaz. O trânsito é um local de junção de pessoas em nossa sociedade, que deve ser pensado e problematizado como um espaço de educação. Que ao ser visto desde o ambiente escolar, ajuda aos adultos do futuro a respeitarem o espaço dos outros, seja qual ambiente social estiver,” comentou Fialho.
As palestras são ministradas pela psicóloga Fabiane Gonçalves e o mestre em ensino, Bóris Bonfanti. Os profissionais do setor de educação, primeiramente, fazem uma visita as escolas e conversam com suas direções para se familiarizar com as principais carências vistas por eles. Pós este processo, dentre os variados temas, são acordados os assuntos que serão apresentados para os estudantes. Alguns dos temas abordados até o momento: Os Benefícios da Comunicação Não Violenta no Trânsito; A Importância da Inteligência Emocional no Trânsito; Cultura da Paz, entre outros.
O projeto está confirmado para ocorrer até o final do ano e beneficiar o maior número de escolas possíveis.