Depois de várias tentativas de retirada de direitos dos trabalhadores, o que inviabiliza o acerto, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentção de Bagé e Região (STIA) e o Marfrig acertaram as bases para o Acordo Coletivo de Trabalho. O reajuste salarial de forma linear será de 5,53% (a inflação do período entre fevereiro de 2020 a janeiro de 2021). Com isso, o piso salarial da categoria vai para R$ 1.461,68. O Sindicato, depois de muita luta, conquistou a manutenção das demais cláusulas do acordo anterior.
De acordo com o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, este foi um dos acordos mais difíceis dos últimos anos. O principal problema, conforme o líder sindical, foi a intransigência do Marfrig na mesa de negociação. "Em várias oportunidades a proposta da empresa queria retirar direitos dos trabalhadores, o que não aceitamos. Mesmo com lucros fantásticos ao longo de 2020, em plena pandemia, com os trabalhadores se dedicando ao máximo na produção, não parando nunca, a Marfrig não foi sensível e não reconheceu os riscos aos quais os trabalhadores foram submetidos sob risco de se contaminar", reforça Cabral.
O presidente destaca que os trabalhadores ficaram 16 meses sem receber reajuste dos salários. "A empresa cresceu nesse período, está adquirindo outras plantas frigoríficas, mas infelizmente não valorizou o trabalhador. Sabemos que o momento econômico é difícil, mas o fato de mantermos direitos históricos conquistados pela categoria, como o tempo de minutos de preparo, transporte gratuito, entre outros, é uma vitória", analisa Cabral.
Padarias, engenhos, laticínios, embutidos e pequenos frigoríficos
Uma nova negociação de Acordo Coletivo de Trabalho deve iniciar em breve. A data-base para trabalhadores de padarias, engenhos de arroz, indústria de laticínios, pequenos frigoríficos, embutidos e outros é 1º de junho. O STIA/Bagé já encaminhou a petição para o início das negociações ao Sindicato patronal. A data para o primeiro encontro entre as partes ainda não está agendada, mas deve ser definida nos próximos dias.