A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), divulgou, nesta quarta-feira (09/06), o cronograma com as datas de previsão para o retorno das aulas na rede pública, para o segundo semestre. A volta às aulas é organizada junto às equipes diretivas das escolas e o Conselho Municipal de Educação (CME). O primeiro grupo que retornará ao ensino presencial serão as EMEIs, nos níveis berçário e maternal.
De 14 a 18 de junho serão realizadas inspeções dos planos de contingência e verificação das adequações das instalações dos prédios e as condições sanitárias e de higiene das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Neste mesmo período, também será realizado o atendimento no Setor Pedagógico da Smed para organização de espaços das escolas. No dia 21 de junho, se dará o retorno das atividades presenciais de forma escalonada.
De 21 a 25 de junho serão realizadas as inspeções para verificar as adequações nas instalações, condições sanitárias e de higiene das salas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), e também os demais espaços de uso dos alunos. No dia 28 de junho será a vez do retorno das atividades presenciais de forma escalonada do segundo grupo: pré-escolas das EMEIs e EMEFs.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Lara, o retorno presencial gradual só pode ser cogitado após a vacinação dos professores e, por isso, os profissionais da educação infantil foram o público-alvo da primeira fase de imunização. “É impensável um retorno seguro sem antes concretizar o processo de vacinação dos professores e funcionários. Por isso, há três semanas demos início à aplicação da vacina contra Covid-19 em nossos profissionais da educação. Existem pais que necessitam de um local seguro e de confiança para deixarem seus filhos e poderem trabalhar e ganhar o sustento da família. Além do que, também sabemos que nossas crianças enfrentam muitas dificuldades nas aulas à distância, então, de forma segura e com trabalho de cuidado minucioso, estamos divulgando este cronograma para a população”, explica Adriana.
O coordenador Pedagógico da Smed, César Torres, conta que os planos de contingência e as avaliações sanitárias acontecerão de forma escalonada como já divulgado, e trarão para a Secretaria de Educação e o CME uma análise geral das capacidades estruturais preparadas pelas equipes diretivas. “Esta é uma atualização do nosso cronograma original, pois semanalmente reavaliamos a situação da pandemia, da vacinação dos professores e das reivindicações das escolas. Estamos trabalhando de forma muito estreita com diretores, vice-diretores, supervisores, professores e funcionários, a fim de preparar um ambiente acolhedor e seguro, neste primeiro momento, nas escolas de Educação Infantil”, aponta.
Conforme o processo de vacinação for avançando, a equipe da Smed dará continuidade aos procedimentos de avaliação sanitária nas demais escolas e planejará o retorno dos demais níveis da educação, de forma responsável e com os cuidados necessários.
A Secretaria reforça que o retorno não é obrigatório. Os pais e responsáveis poderão optar por manter os alunos no ensino remoto. Os que optarem pelas aulas presenciais irão permanecer nas escolas por apenas um turno. Novas solicitações para frequência presencial devem ser realizadas, com antecedência, diretamente na escola em que o aluno esteja matriculado.