A Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores recebeu hoje (27/04) dois servidores públicos da Prefeitura de Bagé que buscaram o Poder Legislativo para denunciar supostas práticas de perseguição política e abusos da Administração Municipal. Os servidores denunciaram o que pode configurar assédio moral e má condução de processos administrativos, que teriam causado prejuízos em suas situações funcionais.
A Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos é presidida pela vereadora Cáren Castencio (PT) e composta pelos vereadores Cléber Zuliani (PP), Caio Ferreira (PDT), Rodrigo Fialho (PTB) e Beatriz Souza (PSB).
Os membros da Comissão ouviram as denúncias e decidiram convocar autoridades e outros servidores municipais a prestarem esclarecimentos sobre o que foi relatado. Entre as convocações decididas pela Comissão está a secretária de Educação Adriana Lara.
A presidente da Comissão, vereadora Cáren Castencio, que também é servidora pública municipal (professora) relata que foi bastante angustiante escutar as denúncias, pois, se confirmadas, “demonstram uma série de equívocos e abusos cometidos pelo Poder Executivo, que teriam causado prejuízos não só funcionais e financeiros aos servidores, mas também de saúde”, comenta. “De qualquer forma, fico satisfeita que os servidores públicos passem a enxergar a Comissão como o espaço de defesa dos servidores públicos e dos princípios que devem reger a Administração Pública”, diz Cáren. “A Comissão está aberta para receber qualquer servidor que queira questionar ou denunciar práticas abusivas cometidas por suas chefias, e o Poder Legislativo vai cumprir sua tarefa de fiscalizar essas práticas”, finaliza a vereadora.
A Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos reúne-se ordinariamente todas as terças-feiras, às 11 horas, na Câmara de Vereadores.