Na tarde desta sexta-feira (13), o Parque do Gaúcho recebeu centenas de tradicionalistas, integrantes de instituições e comunidade em geral para o acendimento da chama crioula. Neste ano, a centelha farroupilha veio da cidade de Candiota. O evento marcou a abertura da Semana Farroupilha, que é uma realização da Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) e Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência.
Com uma programação, que acontece de 13 a 20 de setembro, culminando com o desfile dos cavalarianos na avenida Sete de Setembro, os gaúchos bageenses terão várias opções para participarem dos eventos que vão desde rodeios, até almoços, demonstrações culturais, mateadas, brincadeiras folclóricas, dentre outros, todos ocorrendo no Parque do Gaúcho. Além disso, entidades tradicionalistas realizam atividades nas sedes dos piquetes e centros com apresentações artísticas, culinária típica e bailes.
O vice-prefeito, Manoel Machado, falou sobre a importância da festa gaúcha: “É uma semana marcante em todo Rio Grande do Sul, onde lembramos dos nossos heróis farrapos, que criaram o movimento tradicionalista. Em Bagé, queremos conservar acesa a tradição”, garantiu.
A secretária da Secult, Anacarla Oliveira, falou sobre a expectativa: “Preparamos uma programação para que seja um grande sucesso. Tem opções para todos os estilos dentro da nossa tradição. As oportunidades de cultivarmos as tradições são enormes”, afirmou a titular da pasta.
O cavalariano Nilson Guimarães trouxe a chama juntamente com o filho Angelo e falou sobre a herança farroupilha: “É uma satisfação fazer parte desta cavalgada e servir de exemplo para as futuras gerações”, garantiu.