Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Cultura

JULINHO PIMENTEL COMPÕE TRILHA SONORA PARA CURTA-METRAGEM 'LA SOCIEDAD'

“Eu cresci no campo, então sempre tive essa relação com as coisas e costumes da campanha fronteiriça”, afirma o músico.


Julinho Pimentel / Foto: Francisco de Assis

A criação de uma trilha sonora para produção audiovisual é um processo criativo e técnico, necessitando de certo entendimento do assunto a ser tratado na obra. Tendo isso em mente, o músico e fotógrafo Julinho Pimentel foi uma escolha certeira para a composição das músicas para ‘La Sociedad’, curta-metragem dirigido por Adriana Gonçalves Ferreira, que aborda o movimento cultural e personagens que frequentam a Sociedade Uruguaia de Bagé.

Nascido na Rainha da Fronteira, filho de mãe brasileira com pai uruguaio, Pimentel passou sua infância no país vizinho, onde criou laços com a cultura da fronteira Brasil/Uruguai, tema abordado no curta-metragem do projeto Fronteriz@s. “Eu cresci no campo, então sempre tive essa relação com as coisas e costumes da campanha fronteiriça”, afirma o músico.

Pimentel revela que foram compostas 5 músicas para a trilha sonora. Em um primeiro momento, segundo o compositor, foram escolhidos os ritmos que seriam inseridos, levando em conta a cultura do país vizinho, onde se optou por inspirações como candombe, tango e milonga, por exemplo. “Eu escuto música do Uruguai há muito tempo, pois meu pai era uruguaio e vivi toda a minha infância no Uruguai. Tenho uma relação muito forte com esses ritmos”, destaca.

Para a composição, foram utilizadas as cuerdas tradicionais do candombe, constituídas pelos tambores piano, repique e chico. Além disso, Pimentel também usou contra-baixo, piano, violão, guitarra, e outros sons, em um processo que contou tanto com gravação de instrumentos como com inclusão de sons de softwares de edição musical. Em uma música, também há participação da cantora Cibele Martinez.

La Sociedad

O curta-metragem ‘La Sociedad’ registra o movimento cultural de integração que acontece na Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos de Bagé, um lugar definido pela convivência e pela integração entre pessoas que vivem nos dois lados da fronteira entre Brasil e Uruguai. Por meio de imagens de arquivo e entrevistas com personagens que frequentam o espaço, o filme apresenta a atmosfera do local onde brasileiros se sentem um pouco uruguaios e uruguaios se sentem um pouco brasileiros.

Fronteriz@s

O projeto Fronteriz@s tem objetivo de produzir um longa-metragem, composto por cinco curtas-metragens, documentário e ficção, abordando singularidades culturais da fronteira Brasil-Uruguai.

Além do documentário dirigido por Adriana, em Bagé, o projeto também conta com curtas dirigidos por Felipe Yurgel, em Santa Vitória do Palmar, Chuí e Chuy; Fabi Ud, em Santana do Livramento e Rivera; Luiz Alberto Cassol, em Jaguarão-Río Branco; e Alexandre Mattos, em Pelotas.

Os curtas, com duração entre 15 e 20 minutos, serão reunidos para serem publicados em um site do projeto e também em diferentes redes e plataformas digitais.

A proponente do projeto é a Sociedade Independente Cultural (SIC), de Jaguarão, e conta com apoio do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, responsável pelo empreendimento colaborativo e criativo “Sem Fronteiras”, que une colaboradores do audiovisual e da comunicação, em Bagé. A produção geral da iniciativa é de Ricardo Marques Almeida, já a produção executiva é de Magnum Sória. A assessoria de comunicação é coordenada por Náthaly Weber Gama – Saia Rodada, e conta com assessores para cada localidade.

Vale ressaltar que a iniciativa é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, no Edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.

Ficha técnica (La Sociedad)

Equipe:

Adriana Gonçalves Ferreira - Direção, Roteiro e Direção de arte

Taisa Waiss - Roteiro e Direção de arte

Bruno Polidoro - Direção de Fotografia e Fotografia

Francisco de Assis - Operador de Câmera e Assistência de Direção de Fotografia

Nina Mayers - Som direto e finalização de som

Carlinhos Rosa - Montagem e finalização

Caterine Krolow - Montagem e finalização

Julinho Pimentel - Trilha Sonora

Cibele Martinez - Trilha Sonora (participação)

Teco Marques - Estúdio de Gravação da Trilha Sonora

José Camargo - Foto Still

Welly Duarte - Making Of

Augustho Soares - Assessoria de Comunicação

Fabiana Gasparoni - Produção

Entrevistados: Francisco Estigarribia, Lisandro Moura, Rosiméri Goulart, Jessé Duarte, Edu Macedo, Adriana Gonçalves Ferreira, Rodrigo Bordón e Carlo Andrei Rossal (Artista Colaborador).

Apoio: Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos de Bagé

Adriana Gonçalves Ferreira Fronteriz@s Julinho Pimentel

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!