A Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos de Bagé será o eixo central do documentário "La Sociedad", que deve começar suas gravações a partir deste sábado (09/01), na Rainha da Fronteira.
Dirigido pela bageense Adriana Gonçalves Ferreira, o filme contará com entrevistas de personagens que circulam pelo lugar e imagens de arquivo das ações culturais e encontros festivos que aconteceram na Sociedade Uruguaia, fundada em 25 de agosto de 1928.
“A ideia é que a gente consiga mostrar nesse filme a atmosfera que existe na Sociedade Uruguaia como um espaço que representa simbolicamente os uruguaios da cidade, mas que é também um espaço de integração entre pessoas que nasceram nos dois lados da fronteira”, afirma a diretora.
O documentário faz parte do projeto Fronteiriz@s, o qual será responsável pela produção, edição e publicação de um longa-metragem, composto de cinco curtas-metragens que abordam singularidades culturais de cinco localidades da fronteira Brasil e Uruguai.
Além do documentário dirigido por Adriana, em Bagé, o projeto também contará com curtas dirigidos por Felipe Yurgel, em Santa Vitória do Palmar, Chuí e Chuy; Fabi Ud, em Santana do Livramento e Rivera; Luiz Alberto Cassol, em Jaguarão-Río Branco; e Alexandre Mattos, em Pelotas.
Os curtas, com duração entre 15 e 20 minutos, serão reunidos em formato padrão, com vinhetas comuns e legendagem, para serem publicados em um site do projeto e também em diferentes redes e plataformas digitais.
O projeto Fronteiriz@s tem como proponente a Sociedade Independente Cultural (SIC), de Jaguarão, e conta com apoio do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, responsável pelo empreendimento colaborativo e criativo “Sem Fronteiras”, que une colaboradores do audiovisual e da comunicação, em Bagé. A produção executiva da iniciativa ficará a cargo de Ricardo Marques Almeida, um dos coordenadores do movimento Fronteras Culturales, que promove ações de integração cultural nas regiões de fronteira e nas capitais, desde 2010.
Vale ressaltar que a iniciativa é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, no Edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.