Na manhã desta quinta-feira (11/02), o Governo Municipal recebeu o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre os municípios de Bagé, Rio Grande e Quaraí, para a construção de mais três unidades do projeto Brasil em Campo. O ato de assinatura aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé.
O projeto Brasil em Campo foi lançado em novembro de 2020, pelo Ministério da Cidadania, e tem como propósito a construção de complexos esportivos. Com a assinatura de hoje, o número de unidades chega a sete. O objetivo do projeto é democratizar o acesso a equipamentos de qualidade, estimulando a prática de atividades físicas, e potencializar a geração de empregos e renda, por meio de parcerias público-privada. Já que o complexo fica a cargo da gestão local e de empresas interessadas em explorar o espaço, os equipamentos serão compartilhados com turnos escolares de segunda-feira a sábado.
O investimento para a construção do projeto pode chegar a R$1,2 milhão, sendo realizado por meio de emendas parlamentares. A contrapartida do município de Bagé foi o cedimento de cerca de dois hectares do Militão. O terreno deve ser entregue com a terraplanagem finalizada, cercado e iluminado. O contrato é de cinco anos. Ao fim, o Governo Federal fará a inspeção e a análise. Se a estrutura estiver em perfeito estado de conservação, a União transfere todo o equipamento e a gestão para o município.
Após o ato de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o prefeito Divaldo Lara agradeceu ao Governo Federal, por meio do ministro Onyx, pela atenção com o município de Bagé, tanto pelo projeto Brasil em Campo, quanto pela obra da Barragem da Arvorezinha – que será construída pelo Exército Brasileiro, após pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro. E, ainda, pela obra da Radioterapia, a qual está com mais de 20% da construção realizada. O prefeito ressaltou que, atualmente, os pacientes com câncer necessitam viajar 400 Km até Porto Alegre para realizar o tratamento.Em sua fala, o prefeito enfatizou também os projetos realizados no âmbito da educação municipal, como os livros escritos pelos estudantes e a Orquestra Jovens do Pampa, ambos subsidiados pelo Governo Municipal.
Divaldo aproveitou a ocasião para entregar um pedido ao Governo Federal, assinado também pelos prefeitos da região, para que os professores da rede pública de ensino sejam colocados no primeiro grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. “Precisamos antes de começar as aulas, imunizar os nossos professores, vaciná-los, eles precisam estar nesse primeiro grupo”, disse ele.
Visita ao Militão
Após o ato de assinatura do Acordo, o ministro Onyx Lorenzoni e o prefeito Divaldo Lara se dirigiram ao Ginásio Militão, onde será construído o complexo esportivo. No local também foi apresentado ao ministro a nova frota de ônibus escolares do município.
Em 2020, Bagé adquiriu 11 novos ônibus, por intermédio de recursos federais, oriundos do Ministério da Educação e de emendas parlamentares. O MEC investiu R$1,712 milhão para a compra de oito veículos. Outros três foram adquiridos por emendas, no valor total de R $2,3 milhões.
Complexo Esportivo
O complexo esportivo do projeto Brasil em Campo contará com: quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, bocha paralímpica, vôlei de praia, vestiário, área de convívio e alimentação.