Para marcar o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a vereadora Cáren Castencio (PT) estendeu a bandeira do Orgulho Trans (que traz as cores rosa, azul e branco) na janela de seu gabinete na Câmara de Vereadores. Nas redes sociais, onde a parlamentar postou foto, ela afirma que o "pequeno e simbólico ato" é para "celebrar a data e lembrar da luta neste Dia da Visibilidade Trans".
A data relembra o ato no Congresso Nacional organizado por mulheres e homens trans, no ano de 2004, para lançar a campanha "Travesti e Respeito". Dada a dimensão e repercussão daquele ato, o dia entrou para a história do movimento de pessoas travestis e transexuais no Brasil. O ano de 2020, porém, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) foi o mais sangrento para essa parcela da população: o número de assassinatos de pessoas trans cresceu 41% em comparação com o ano anterior, o que coloca o Brasil no primeiro lugar do ranking que mais mata transexuais no mundo, embora seja ao mesmo tempo o país que mais consome conteúdo erótico e pornográfico com a temática trans.
Em Bagé, Cáren Castencio tem realizado nos últimos dias ações para o segmento LGBTI: na quarta (27), a petista conversou por telefone com a presidenta do Conselho Estadual LGBT, Cleonice de Araújo, para tratar sobre ações que o mandato parlamentar pode implementar ao longo dos próximos anos. Ontem (28), por proposição de Cáren, a Câmara de Vereadores realizou Sessão Especial com Julia Lima, para explanar aos vereadores e telespectadores da TV Câmara sobre o Dia da Visibilidade Trans. Ainda ontem, a vereadora protocolou projeto de lei para criar em Bagé o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBTI. Hoje, em sua página do Facebook, a vereadora realiza live com Pietra Jardim e Lucas Henrique Maruri com o tema "Dia da Visibilidade Trans e as questões urgentes", às 19h30min.