O prefeito Luiz Carlos Folador anunciou que investimentos e ações vão ocorrer nas estações de tratamento de água de Candiota (ETA), tanto em bombas de água e geradores que já estão sendo feitos, como também na contratação de serviços de limpeza de filtros e manutenção, e de uma empresa que cuidará da automação do sistema, para facilitar o trabalho dos funcionários das ETAs e qualificar o serviço, entre outras medidas. “Queremos e vamos melhorar a qualidade da água no nosso município”, afirma Folador.
Um dos grandes projetos para essa área será a implantação de um sistema de adução de água bruta que interligará o reservatório da CGTEE a estação de tratamento de água da sede de Candiota. Conforme o projeto, assinado pelo engenheiro civil da prefeitura, Marcelo Leal, este sistema contará com captação de água bruta no reservatório da CGTEE, adutora de água bruta e rede elétrica trifásica para alimentar o sistema de bombeamento localizado na captação.
Para o secretário de obras, essas visitas as estações de tratamento da água são importantes para que se tenha conhecimento da real situação. “Estamos trabalhando em diversas demandas, alinhando tudo o que é necessário que seja feito em ações de curto prazo como a limpeza geral das ETAs, e as ações de longo prazo como a construção da rede adutora”, completa Valdenir.
A limpeza geral da ETA da sede do município e da ETA do Seival já foi realizada. Na Vila residencial, Vila Operária e João Emílio, será feita nos próximos dias, com um mutirão de limpeza geral.
Redação GJ