Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Editorial

POLÍTICOS ATÉ QUE TENTAM CALAR A IMPRENSA, MAS JÁ O RESULTADO NÃO É BEM ASSIM

São agressões, insultos, intimidações, criação de grupos orquestrados e até mesmo proibições de acesso a locais públicos


Guardiões do Crivella em ação / Foto: Reprodução/Facebook

Não é possível estancar o pensamento com torniquete ou ainda melhor, o pensamento quando chega nas grandes massas se materializa, ambas as máximas nunca foram tão apropriadas ao se presenciar as variadas e constantes manobras de políticos detentores de cargos públicos em calar o trabalho da imprensa.

Ainda assim, há equivocados que incorrem sempre no mesmo erro e pagam caro pela parvoíce. No Rio de Janeiro o caso do prefeito Marcelo Crivella que postou nas imediações uma tropa de CCs orquestrada (conhecida por Guardiões do Crivela) para impedir de ser visto o caos na saúde pública e o desrespeito ao cidadão em busca do direito de receber atendimento médico satisfatório. Resultado todos foram autuados e tiveram computadores e papeis apreendidos para análises policiais.

O presidente Jair Bolsonaro tem travado uma verdadeira batalha contra os jornalistas do grupo Globo e outros jornais do centro do país.

Não é preciso ir longe, em Bagé o jornalista Mauricio Campos foi barrado em poder circular na Casa, uma determinação pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, fato esse mascarado por procedimentos em razão da pandemia. Reportagem do Gente Jornal já foi barrado por lá também, na oportunidade a alegação foi que tinha de ser feito um cadastro prévio em uma sexta-feira, norma estapafúrdia que não se sustentou.

É claro que a classe política usa e abusa também da prática do toma lá dá cá com alguns veículos de comunicação e jornalistas. Por isso desconfie do canal de comunicação seja impresso, televisivo, rádio ou digital que ao invés de noticiar ‘doa a quem doer’ opta em fazer vistas grossas aos fatos, – importante, o nome desta condescendência tem nome e não é jornalismo ou publicidade, – importante não confundir com parcialidade ou imparcialidade editorial do veículo ou do jornalista (esse é um debate que tem de ser aberto no país).

As tentativas são muitas, mas as repercussões negativas e até mesmo alguns casos acabam entrando na esfera judicial demonstram que a imprensa cumpre um papel na democracia brasileira capaz de combater tais práticas.

O Gente Jornal está sempre aberto a dar a oportunidade de resposta para quem for citado ou se sentir atingido por algum teor de matéria.

Redação GJ

Editorial Mauricio Campos Jair Bolsonaro Marcelo Crivella Guardiões do Crivella

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!