Na manhã desta quinta-feira (27/08), reuniram-se, na sede da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, os secretários do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Região Pampa – COSEMS/ Pampa, integrado pelos municípios de Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Os encontros mensais têm o objetivo de tratar das necessidades da região, além de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) de cada localidade. Entre as demandas de Bagé, estava a liberação da Saúde Auditiva para funcionamento e distribuição de próteses para os pacientes de Bagé e das cidades contempladas com o serviço. A abertura das agendas para os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial Saúde Mental (Caps II), Infantojuvenil (Caps I) e Álcool e Outras Drogas (Caps AD) também esteve entre os assuntos discutidos. Ficou definido que os atendimentos retornam ao normal a partir de setembro.
Outra pauta debatida e solicitada por todos os membros foi que houvesse a celeridade dos resultados do exame para detectar a Covid-19, o RT-PCR. A coleta é encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, e atualmente a conclusão leva mais de 10 dias para ser enviada ao setor epidemiológico de cada município. Todos pediram maior urgência nos envios dos resultados. O distanciamento social, definido por cores de bandeiras, também foi abordado no encontro. Será elaborado um Plano de Gestão Compartilhada, onde os municípios passam a ter autonomia sobre a troca de bandeiras, em caso de possível troca por parte do governo estadual.
Redação GJ