Na última sexta-feira, a vereadora representante no PSB na Câmara de Vereadores de Bagé, Beatriz Souza, encaminhou um requerimento solicitando, mais uma vez, que seja realizada a nomeação para o cargo de psicólogo, em concurso vigente.
O pedido que já havia sido feito em junho deste ano devido a grande necessidade de ampliar a atenção à saúde mental no município, foi refeito na última semana, chamando a atenção para a insuficiência desse tipo de atendimento na rede municipal. A vereadora ainda pediu, com urgência, o cumprimento da Lei Federal 13935/19 que dispõe da prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
O requerimento cita o concurso realizado pela Prefeitura de Bagé em 2019, em que foi disponibilizada uma vaga para psicólogo, mas com lista de cadastro reserva em caso de aumenta de demanda. De acordo com a parlamentar, a urgência também se dá para que seja aproveitada a validade do concurso municipal.
Outra questão levantada por Beatriz para justificar o requerimento é que, com o isolamento social e as restrições impostas pela pandemia em geral, se acentuaram os caos de doenças psicológicas, especialmente em crianças e adolescentes e, por isso, é indispensável que o Poder Público esteja pronto para receber a crescente demanda.
A edil agora, afirma aguardar novamente que os trâmites do requerimento e o prazo de resposta do mesmo seja atendido, do contrário entrará com improbidade administrativa contra o Poder Executivo. “É cansativo ficar solicitando as mesmas coisas mais de uma vez, pedidos que visam melhorar a qualidade de vida do cidadão bageense e é cada vez mais comum vermos pessoas sofrendo com transtornos psicológicos que, muitas vezes não são levados a sério como outras doenças, mas precisamos urgentemente cuidar da saúde mental de nossos munícipes”, destaca.