Sobre o Auxílio Emergencial, o deputado federal Afonso Hamm esclarece:
1 - Hamm votou a favor da criação do Auxílio Emergencial na Câmara dos Deputados e apoiou o aumento do benefício de R$ 200 (proposta inicial) para R$ 600 reais. Também manifestou opinião favorável à primeira prorrogação do benefício, por dois meses, anunciada no dia 30 junho.
2 - O deputado ressalta que é a favor de nova prorrogação desde que haja previsão orçamentária para essa medida, algo que deverá ser discutido em breve entre o governo federal e o Congresso.
3 - Hamm também destaca que, na votação de 15 de julho, a oposição ao Governo Federal, de forma irresponsável, tentou aprovar a extensão do auxílio sem garantir de onde viriam os recursos. O projeto, que partiu do PT, foi rejeitado pela maioria dos partidos e não obteve aprovação. Lembrando que para o auxílio ser estendido basta um decreto do governo, não havendo necessidade de aprovação de Lei.
4 - Portanto, o parlamentar defende que antes de prorrogar o Auxílio Emergencial é necessário discutir a previsão orçamentária, para que haja garantia de que o dinheiro chegará à população, sem prejudicar outros setores da sociedade que também estão enfrentando dificuldades com a pandemia. Sem a previsão orçamentária, qualquer aprovação seria demagógica.
5 - Cabe ao Governo Federal, responsável pela execução do pagamento do Auxílio Emergencial, apresentar um decreto pela prorrogação do benefício.
6 - Quando isso acontecer, a medida terá total apoio do deputado Afonso Hamm.
Imp/Hamm