O vereador Lelinho Lopes (PT) protocolou na Câmara de Vereadores de Bagé um requerimento solicitando estudo de viabilidade para retorno da gratuidade para as pessoas idosas no transporte coletivo.
“Muitas pessoas Idosas tem me procurado solicitando o retorno da gratuidade no Transporte Coletivo”, salientou.
Para o parlamentar as pessoas não tem condições financeiras, moram longe, necessitam vir no centro buscar medicação, alimentos balanceados, consultas médicas, pagar contas e serviços de banco, “Porém hoje para utilizarem o ônibus somente se pagarem”, reforça.
Ainda conforme Lelinho, desde o início da pandemia uma das medidas tomadas pela Prefeitura foi proibir a circulação das pessoas Idosas no Transporte Coletivo, que no seu ponto de vista foi acertada a decisão, porém já se passaram mais de 100 dias desde o primeiro decreto.
“Com isso a minha solicitação e cobrança se dá de maneira estratégica e que não seja nos horários de pico, para que os Idosos possam utilizar os ônibus sem pagar”, explica, fazendo referência sobre que ocorra a alteração respeitando as normas de saúde e colocando um limite de viagens diárias, se for o caso.
“Tem pessoas Idosas que utilizam o ônibus para trabalhar, tem idosos que trabalham de maneira informal e não recebem o vale transporte, tem idosos que moram longe indo ao centro de bicicleta, arriscando a vida, andando em faixas e disputando as ruas com veículos. Isso coloca a vida deles em risco. Se os ônibus tivessem liberados atenderia as necessidades deles”, concluiu.
O documento vai até o prefeito Divaldo Lara que aceita ou não o requerimento.
Redação GJ