VOLTOU
Neste final de semana, (16 e 17/05), a bola voltou a rolar pela Bundesliga na Alemanha e, a pesar dos gols e jogadas bonitas, o destaque ficou por conta das novas regras e protocolos de segurança que foram tomados para evitar o contágio do Covid-19 entre atletas e comissões técnicas.
Para que fosse possível a volta do futebol foram estabelecidas algumas medidas de distanciamento social, fotos oficiais e cumprimentos entre jogadores antes dos jogos foram proibidos, crianças não puderam entrar em campo com os jogadores, enfim, todos os cuidados necessários a ocasião. Todos os envolvidos nos jogos cumpriram as determinações, entre outras, porém houve uma situação que não foi muito respeitada por alguns atletas.
A Federação recomendou que fossem evitados abrações e toques de mão nas comemorações dos gols, talvez por impulso e o calor do momento alguns não lembrara disso e acabaram se abraçando e descumprindo a orientação. Questionada, a Federação informou que não irá punir ninguém, pois se trata apenas de uma orientação e não de uma regra.
Não me parece ter sentido lógico essa orientação, se os jogadores foram testados antes das partidas e permaneceram em isolamento por cinco dias antes do jogo e os resultados dos testes foram negativos, qual o problema em ter contato? Futebol é esporte de contato, inevitavelmente os jogadores irão se tocar em uma partida como, por exemplo, em um escanteio os jogadores se agarram direto na área, portanto se não puder haver contato físico numa partida de futebol, é melhor que esta não aconteça.
Tirando isso, o resto se decorreu de maneira tranquila, jogos sem torcida, comissões técnicas e reservas utilizando máscaras, distanciamento social, higienização de ambientes, cuidados nos vestiários, são os novos tempos do futebol, enquanto existir a pandemia será assim, com todos os cuidados, pelo menos até aparecer uma vacina eficaz contra esse vírus, vamos nos acostumando e nos adaptando.
CHANCE DO SANCHES NO GRÊMIO
Surgiu durante o final de semana a notícia de que o Grêmio estaria negociando e muito próximo de se confirmar a contratação do meio-campista uruguaio Carlos Sanches, atualmente no Santos, um sonho antigo do presidente Romildo e do técnico Renato, pois no início do ano o tricolor havia tentado a contratação, porém sem sucesso. Parece que a situação mudou e o Grêmio estaria muito próximo de contratar o jogador de 35 anos. Na negociação o Grêmio envolveria o jovem meio campo Darlan e o atacante Luciano e ainda mais uma quantia em dinheiro. O clube e os jogadores entraram em consenso e estariam dispostos a ir para a Vila Belmiro para ter mais oportunidades de jogar, pois Darlan ainda não despontou, apesar de ser muito bom jogador, hoje está atrás de Matheus Henrique e ainda disputa com Matheus Frizzo que subiu esse ano, já Luciano depois da chegada e afirmação como titular de Diego Souza foi parar no banco de reservas, até teve algumas oportunidades, como no Grenal da Libertadores, mas não correspondeu, inclusive neste Grenal errou um gol cara a cara com o goleiro Marcelo Lomba.
Há uma expectativa positiva por parte da direção Gremista, pois Sanches teria ficado insatisfeito com a redução salarial de 70% realizada no Santos sem a consulta ao elenco e esta seria a carta na manga.
Acredito que, caso venha, Sanches será utilizado mais à frente como meia no lugar de Alisson e não como volante no lugar do Maicon como muitos imaginam, pois naquele setor Lucas Silva se firmou, inclusive o Renato tem utilizado três volantes, com Maicon, Lucas Silva e Matheus Henrique. O fato é que o Grêmio pensa alto em tentar Carlos Sanches que apesar da idade tem muito vigor físico, bom chute de longa e média distância, além do principal, que é a qualidade técnica.
RENOVAÇÃO DE RODRIGO DOURADO
Mesmo sem atuar desde a metade do ano passado devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, o volante Rodrigo Dourado e a direção colorada já estão tratando da prorrogação de seu contrato que se encerra em 31 de dezembro deste ano, o que permitiria o jogador assinar um pré contrato com outra equipe e sair de graça do Beira Rio. Ambas as partes já manifestaram o desejo de renovação, o que deverá facilitar o negócio. O diretor executivo colorado Rodrigo Caetano falou em entrevista que o clube saberá valorizar o jogador. Nos próximos dias haverá uma reunião entre o empresário do jogador, Gilmar Veloz e a direção do Inter para dar os primeiros encaminhamentos para concretizar a renovação.
Dourado é cria da base colorada e teve destaque durante a trajetória da Série B em 2017 ganhado, inclusive, a braçadeira de capitão do experiente e ídolo colorado Andres D’alessandro, foi campeão olímpico com a seleção brasileira e já foi sondado por alguns clubes da Europa. Se não fosse a grave lesão o Internacional já o teria vendido.
O jogador está em fase final de preparação física e durante esta semana já deverá ser integrado ao grupo e passar a realizar as mesmas atividades de seus companheiros.
Por: Crizanto Acosta
Redação GJ