Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Futebol

AINDA SOBRE A VOLTA DO GAUCHÃO 2020 E A SAUDADE

Enquanto a bola não rola é só saudade e muita discussão para retomada do futebol


Campanha da FGF no Gauchão 2020 “Fome? De Bola!” / Foto: Divulgação/FGF

Uma reunião realizada por videoconferência, na última quarta-feira (22/04), entre o presidente da Federação Gaúcha de futebol, Luciano Hocsman, e os dirigentes dos 12 clubes da Série A do Gauchão 2020, discutiu a retomada do certame. Entre os assuntos debatidos, estão, a reposição de jogadores (já que algumas equipes dispensaram seus elencos); a quantidade de profissionais que poderão ser utilizados nos primeiros jogos; e a possibilidade desses jogos ocorrerem com portões fechados.

No entanto, nada ainda ficou definido, havia uma expectativa de que fosse possível uma volta a partir do dia 16 de maio, o que foi rechaçado por todos, pois tanto os clubes quanto a FGF, entendem que além da adoção de protocolos de segurança, há uma necessidade de preparação física dos atletas durante 15 ou 20 dias.

Outro ponto que ficou decidido foi de que as autoridades em saúde deverão ser ouvidas, para isso, o presidente da FGF irá se reunir com o governador do estado, Eduardo Leite, para analisar e definir como seria a volta das atividades no futebol gaúcho.

Um novo encontro entre a federação e os clubes está marcado para o dia 1º de maio, talvez até lá já se tenha uma definição.

Na semana passada, escrevi aqui, que o Esportivo de Bento Gonçalves/RS, havia retornado aos treinos. Pois bem, isso causou um “mal estar” com os demais clubes, com a federação e até com o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul. Durante a reunião acima citada, ficou acordado entre os clubes, que os mesmos irão voltar aos treinamentos todos juntos, para que não haja um desequilíbrio físico e técnico. Baseado nisso, o clube alviazul da serra decidiu paralisar suas atividades para cumprir o acordo.

PREVENÇÃO NA VOLTA

A dupla Grenal está se preparando para voltar às atividades. Com o período de afastamento se aproximando do fim, os clubes estão criando maneiras de evitar o contágio do COVID-19. Aguardando uma posição dos órgãos competentes, os clubes estão criando protocolos de segurança: como restrição de circulação e higienização das dependências dos centros de treinamentos da dupla. Além disso, os dois clubes já informaram que farão testes de corona vírus em atletas, comissão técnica e funcionários. O Grêmio anunciou a aquisição de 300 kits de testes rápidos, já o Inter informou que está avaliando no mercado os testes disponíveis para serem aplicados no elenco.

SAUDADE DO QUE A GENTE JÁ VIVEU!

Parafraseando o “poeta” Neymar Jr., que manifesto minha saudade de ver a bola rolar. Já faz mais de um mês que os campeonatos ao redor do mundo foram paralisados (com exceção do campeonato Bielorrusso, o “Bielorrussão”, que não foi paralisado), e desde então, a única opção de futebol, são as reprises que os canais de televisão passam. Apesar de ser uma delícia reviver alguns momentos, os quais já manifestei aqui nesta coluna, chega uma hora que bate aquela saudade do futebol em “tempo real”, aquela saudade de sentar na frente da tevê pra assistir um jogo, mesmo que não seja do time do coração, e se for, melhor ainda. Saudade do stress quando nosso lateral vai na linha de fundo e erra o cruzamento, saudade de criticar as mexidas do treinador, saudade de xingar nosso centroavante depois de ele errar aquele gol imperdível.

Futebol é aquele mal necessário, quando tem, nos estressamos com ele, quando não tem, sentimos falta, talvez seja essa uma das magias do futebol. Mas a maior saudade nessa paralisação toda é sem dúvida nenhuma, de estar no estádio. Ah! O estádio. Sentir aquela adrenalina e a expectativa do pré-jogo, aquela resenha com os amigos antes de entrar pra cancha, a emoção do grito de gol e depois voltar pra casa, viajar mais de 400km, quando ganha é tranquilo, mas quando perde é complicado, faz parte, coisas do futebol.

A torcida agora é para que essa pandemia passe logo, que tudo se restabeleça e a gente volte a fazer as coisas que nos dão prazer.

Para quem é apaixonado e respira futebol, assim como eu, é extremamente difícil ficar sem, tenho certeza de que muita gente vai se identificar comigo nesse momento, mas é preciso, o vírus está aí e precisamos nos cuidar. Assim que pudermos, estaremos novamente apoiando, nos estressando, xingando e vibrando novamente com o nosso tão querido futebol. Enquanto isso vamos assistindo aos jogos do passado.

ERRATA

Na semana passada, parabenizei aqui o Sport Clube Internacional e sua torcida, pelo aniversário de 111 anos de fundação, porém falei que o aniversário foi dia 18 de abril, quando na verdade, a data de aniversário correta do clube é dia 4 de abril.

Por: Crizanto Alves Acosta

Redação GJ

Arquibancada a volta do Gauchão saudade

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!