Apesar da rotina normal de vida, com trabalho, família, estudos, eu Karine Radünz e minha amiga Daiane Leal, ambas apaixonadas por animais, encontramos um tempinho para destinar ao trabalho voluntário. A inquietação diante do número expressivo de cães em situação de rua em Candiota, e principalmente no bairro onde residimos, fez com que em novembro de 2018 iniciássemos um trabalho voluntário em prol dos animais abandonados no bairro João Emilio. Com intuito de fazer algo para melhorar esta realidade “O amor não tem raça”, assim como denominamos nosso projeto teve como foco principal castrar o maior número de fêmeas, evitando assim aprocriação indesejada de filhotes que também estariam em situação de rua.
Nesse período foi disponibilizado pela prefeitura de Candiota,o Programa de castração gratuita, priorizando a castração de animais de rua e da comunidade de baixa renda, onde conseguimos castrar um número expressivo de animais abandonados. Foram várias as dificuldades, como transporte dos cães até a clínica veterinária, tendo em vista que muitos não apresentavam comportamento dócil, por ter sofrido maus tratos, além de outros perrengues que passamos, como o surgimento de doenças transmissíveis nos cães, sendo necessário tratamento quimioterápicos.
Surigiu assim a necessidade de arrecadar fundos para desenvolvermos nossas ações em prol da causa e amenizar a grave situação do abandono, realizamos brechós solidários, bingo, rifas, pedidos de doação através da rede social e também disponibilizamos uma conta bancária para as pessoas residentes de outros bairros ou cidades pudessem colaborar com alguma quantia em dinheiro.
Quantia revertida para alimentação, compra de medicamentospara pós operatório bem como para os tratamentos quimioterápicos. Ao longo desta caminhada, já encaminhamos para castração mais de 50 animais aqui do bairro, contando com apoio de alguns parceiros e amigos que somam para enfrentar as dificuldades. Ressaltamos que essa corrente deveria estar bem mais fortalecida com a união de todos da comunidade, afinal é um problema que não só envolve o poder público, mas que cobra pela consciência da população em não praticar o abandono de seus animais.
Ao longo das semanas vamos contando um pouco mais do nosso trabalho, de nossas ações, dificuldades e conquistas, lembrando que nosso lema é somar pessoas que lutem pela causa, somando esforços pelo bem dos baixinhos.
Aos interessados em contribuir de alguma forma com nosso trabalho, será disponibilizado um espaço aqui na coluna para divulgação comercial, sendo a verba revertida para os cães em situação de rua. Lembramos que o projeto “O amor não tem raça” ajuda apenas animais em situação de rua da João Emilio, mas que busca incentivar e atrair voluntários em outras localidades que merecem atenção, onde muitos animais passam fome e sofrem com doenças como sarna, vermes, entre outras tantas.
Neste espaço, vamos compartilhar fotos de alguns dos cães que foram castrados, na grande maioria animais adultos, dóceis, mais que ainda não encontraram um lar que possa oferecer os cuidados básicos, que os cuide com responsabilidade, sendo atualmente esse o nosso maior desejo, já que não temos onde abrigá-los. O projeto conta com uma página no Facebook para facilitar a comunicação com a comunidade podendo ser repassadas informações relacionadas as características, saúde dos animais aos interessados na adoção.
Maiores informações https://www.facebook.com/DaianelealKarineradunz
Redação GJ