Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Opinião

SUPLEMENTOS ALIMENTARES NA SAÚDE, ESTÉTICA E PERFORMANCE

Coluna: Mundo Fitness


Nos tempos atuais, há uma crescente necessidade de incluir a suplementação alimentar à nossa dieta, por muitas razões. Enquanto uma pessoa comum ou atleta pode acreditar que segue uma dieta equilibrada, na verdade, ele pode estar perdendo ou deixando de ingerir nutrientes vitais que não podem ser facilmente adquiridos na alimentação.

Não é todo mundo que vai precisar de certos suplementos, isso vai de acordo com o seu objetivo, genética e tipo de treinamento.

Um atleta de endurance (resistência, como um maratonista/ciclista) tem uma demanda por carboidratos muito mais alta que um atleta de hipertrofia, e por isso ele se beneficiará muito mais de suplementos fontes de carboidratos para gerar uma melhor resíntese de glicogênio (energia) entre treinos. Um atleta que quer perder gordura vai se beneficiar muito mais do uso de estimulantes como a ioimbina e cafeína do que um atleta que está na fase de ganho de peso. E claro, um indivíduo com deficiências em certos micronutrientes (vitaminas e minerais) vai se beneficiar muito mais da suplementação desses micronutrientes em específico do que uma pessoa saudável sem esse mesmo tipo de problema. Por último eu quero que você entenda que suplemento não faz milagre. E em circunstância alguma você deve se preocupar mais com sua suplementação do que com a sua dieta.

Em um mundo ideal você não precisaria de suplementos se fizesse uma dieta adequada, é possível ter ótimos resultados sem o uso deles. Mas os suplementos podem te dar uma pequena vantagem em certas situações, principalmente na fase de perda de gordura, nessa fase o seu corpo está em um estado mais catabólico e mais suscetível a perda de massa magra e alguns suplementos podem ajudar a combater isso. Outros suplementos ajudam você a ficar mais concentrado, focado, dormir melhor, se sentir melhor, ter uma libido melhor, etc. Mas como dito antes, em um mundo ideal você conseguiria controlar tudo isso por meio de uma dieta balanceada a não ser que você tenha disfunções hormonais ou genéticas. O problema é que a dieta moderna envolve muitos alimentos industrializados que, muitas das vezes, perdem sua carga de micronutrientes e antioxidantes. Esses alimentos, às vezes, também contêm muitos compostos pró-inflamatórios. Além disso, no mundo moderno as pessoas têm cada vez menos tempo para cozinhar e acabam comendo mais desse tipo de alimento processado e perdendo controle da sua dieta. Os suplementos introduzem um nível de conveniência maior na dieta, o que é mais fácil? Cortar, temperar e cozinhar um pedaço de frango e depois lavar a louça ou beber um shake de proteína? Com certeza, a segunda opção. E por último, pode acabar saindo muito caro uma dieta ideal hoje em dia, buscar alimentos orgânicos e fontes de todos os micronutrientes pode ser difícil e custoso, comprar iogurte para usar como caseína (proteína), por exemplo, irá sair mais caro que comprar uma proteína do leite (80% caseína 20% whey). Mas lembre-se que na grande maioria das vezes os nutrientes presentes em alimentos são melhores absorvidos pelo nosso intestino, e que verduras e legumes contêm fibras e fitoquímicos, uma classede nutrientes presente em plantas que não encontramos em suplementos.

Então, tenha em mente que, antes de pensar em suplementar, você precisa ter a melhor dieta possível. Como o nome já diz o suplemento é para suplementar uma boa dieta, e não para consertar uma dieta ruim. Comprar suplementos sem antes de tudo estruturar uma dieta adequada não é uma boa escolha.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!