O premiado diretor de curtas de animação, Marão, estreia na direção de longas com BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, que tem distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes. O filme estreia em 25 de Janeiro de 2024. Estrelando com as vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs, acompanhamos três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica. O diretor é um nome conceituado e premiado no ramo das animações. Contando com sua estreia na direção de longas, Marão possui 15 filmes, passagem por 667 festivais e 127 prêmios. Em seu vasto currículo de curta-metragens, pode-se destacar “Até a China” (2015), “Eu queria ser um Monstro” (2009), “O Anão Que Virou Gigante” (2008), “O Arroz Nunca Acaba” (2005), “Chifre de Camaleão” (2000) e “Cebolas são Azuis” (1996). O último, por sinal, marca sua estreia na direção de curtas de animação. Sobre sua estreia com “Cebolas são Azuis” e seu início na área de animação, Marão destaca que “o primeiro filme foi em 1996, mas as primeiras animações foram feitas, como flipbooks, nos bloquinhos do armarinho do meu pai em Nilópolis, nos anos setenta“. E também já projeta seu futuro, continuando no ramo dos longas, “há novos projetos de longas de animação para o futuro. O próximo será ‘O elevador’, longa de animação 2D também voltado para adultos e jovens adultos, que está em pré-produção e acabou de receber seu primeiro aporte pela Riofilme”. Marão tem uma filosofia própria ao trabalhar com animação. O diretor gosta de improvisar e trabalhar de forma artesanal e considera que o curta-metragem é o formato mais nobre da animação mundial. “Embora tenha acabado de finalizar um longa, sempre considerei o curta metragem o formato mais nobre da animação mundial. Deste modo, produzi meu primeiro longa com a mesma lógica dos curtas: sem model sheet, sem storyboard e sem animatic, improvisando as cenas de um modo teatral, em ordem cronológica. A primeira cena do filme foi a primeira a ser animada e a última cena, foi a última a ser animada” | |
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Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas metragens e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema. Foi presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e desde 2003 é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Seus curtas foram selecionados para 667 festivais de cinema em mais de quarenta países e receberam 127 prêmios. Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi e também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE). BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS tem feito uma linda trajetória em festivais internacionais e nacionais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil - Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Também recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA). O filme, como título já deixa claro, traz personagens peculiares, como uma mulher com poderes inesperados, uma tartaruga com transtornos obsessivos-compulsivos e uma nuvem com incontinência pluviométrica. “É um título estranho para um filme estranho. A protagonista traça uma jornada heróica em busca de algo. No caso, a heroína percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa”, explica o diretor que também assina o roteiro do longa. Essa jornada funciona apenas para possibilitar bizarras situações de humor nonsense durante todo o filme, envolvendo um trio que inclui uma mulher cuja região glútea se metamorfoseia em um primata ao pronunciar a frase "Minha Bunda É Um Gorila". Voltada para o público jovem adulto, essa é uma comédia estilizada de super-heróis bizarros. “A animação 2D tradicional é utilizada seguindo a técnica chamada de full animation, na qual todo o personagem se move e não apenas partes dele: se ele corre, todo o personagem é redesenhado para movimentar os braços e pernas e também os cabelos e roupas, criando um movimento mais fluido essencial para as - muitas - cenas de ação e de luta deste que é um filme de super-heroína, mas simultaneamente de humor exagerado”, explica o cineasta. O diretor explica que fez diversos desenhos a lápis no papel, e montou uma pequena equipe com pessoas próximas para produzir BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS. “Ao invés de quatrocentos animadores, fomos Rosaria, Fernando Miller e eu a animar o longa em 2D tradicional / full animation por seis anos. Antes disso, foram quase quatro anos para captação de recursos. Praticamente dez anos no total. A equipe foi formada intencional e exclusivamente por pessoas que amo e com quem já trabalhava há anos, ou décadas.” BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS tem exibição confirmada nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Assista a alguns curtas do diretor para conhecer sua obra! · Até a China (2015) https://www.youtube.com/watch?v=48RFKRJPbww · Eu Queria Ser um Monstro (2009) https://www.youtube.com/watch?v=8An1hHsbBMk · O Anão que Virou Gigante (2008) https://www.youtube.com/watch?v=BAXHzuKs-L0 · O Arroz Nunca Acaba (2005) https://www.youtube.com/watch?v=LizSp3lHm0Y · Cebolas são Azuis (1996) https://www.youtube.com/watch?v=BzAUvx6WRmA · Chifre de Camaleão (2000) |
Sinopse |
Ficha Técnica Festivais e Prêmios · XXII Festival Internacional de Animação de Lisboa MONSTRA (Portugal) · (Prêmio: Melhor Longa pelo Júri Popular na categoria Perspetivas) · 13° ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco · ANIMA 2023 – XIII Córdoba International Animation Festival - Argentina (Mención Especial Largometraje Animado) · Festival do Rio – 25° Rio de Janeiro International Film Festival (Menção Honrosa pela criatividade) · City Film Festival Stockholm - Suécia (Prêmio: Melhor Longa de Animação) · 7° CHANIARTOON – International Comics & Animation Festival (Grécia) · 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo · Morce-GO Vermelho – VII Goiás Horror Film Festival (GO) · Cine Alter - Festival de Cinema Latino-americano de Alter do Chão - PA (Prêmio de Concepção Artística) · IV FICAA - Festival Internacional de Cine Animal y Ambiental (México) · 40º BOGOCINE (Colômbia) · 4ª Mostra Manaus de Filme Fantástico (AM) · Rieti e Sabina Film Festival (Itália) · Festival de Cinema de São Bernardo do Campo (Prêmio: Melhor Longa de Animação) · 14º Festival Internacional de Cinema de Fronteira (RS) · ANIMAVERSO – Festival Internacional de Animação - SC (Prêmios: Trilha Sonora, Animação de Personagem, Atuação de Voz e Melhor Longa Nacional de Animação) · 21ª MUMIA – Mostra Udigrudi Internacional de Animação (MG) · 44° Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA) |
Sobre a Boulevard Filmes Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Raia 4, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Além da Lenda, Carro Rei, Legalidade, Amor, Plástico e Barulho, entre outros. Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com 05 projetos realizados e 08 em desenvolvimento. A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515.000 espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu; o vencedor do Festival de Gramado, "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que acumula mais de 80.000 espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023. Sobre a Sessão Vitrine Petrobras A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. Com ingressos a preços reduzidos, a Sessão Vitrine já alcançou 250 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil. Possui uma rede de cinemas parceiros com mais de 30 salas em, pelo menos, 15 estados e, através das plataformas digitais. A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura. A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. Segundo Silvia Cruz, "depois de seis anos, a Petrobras volta a adotar a Sessão Vitrine. Isso representa a retomada do olhar das políticas públicas para a cultura brasileira. É um indício de um novo capítulo do cinema brasileiro representado pela Sessão Vitrine, um catalisador da diversidade formal e temática do cinema feito no Brasil". |