Em agosto de 2017, foi criado em Bagé o Cartório de Crimes Ambientais, ligado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A Inspetora de Polícia, Patrícia Coradini, que desde 2006 se dedicava a repressão de crimes de maus tratos em animais na cidade, com a criação do Cartório foi possível intensificar as operações sobre este segmento.
Patrícia comentou que apenas neste ano (dados de janeiro à agosto) o local averiguou 178 casos de maus tratos e entre outros tipos de ocorrências ambientais. Recolheu 15 cachorros, três gatos, quatro tartarugas, três porquinhos da Índia. Dois animais silvestres também foram encaminhados, através de apoio do IBAMA e da Pa-trulha Ambiental.
A inspetora ainda explicou que devido a pandemia, os casos de abandonos e de animais passando fome agravou significantemente. “Quando um animal é apreendido, eles passam por um atendimento veterinário e vão para casa de passagem, até o processo de adoção”.
Na quinta-feira (23), uma viatura ostensiva foi entregue ao Cartório de Crimes Ambientais, através do Delegado de Polícia Regional, Luis Eduardo Sandim Benites. O automóvel atenderá as demandas nas verificações de denúncias e também nos casos de recolhimento/resgate de animais vítimas de maus-tratos.
Denuncias podem ser feitas via whatssap, pelo número (53) 984240469. “Que as pessoas denunciem os maus tratos! E não abandonem os animais”, finalizou Patrícia.