Uma boa explicação para isso está na crescente conscientização sobre hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e maior qualidade de vida, junto com a melhora da autoestima e estética pessoal.
O mercado fitness que é da atividade física tem como forte representação no setor de academias, ginásios e box de treinamento. Mas, esse segmento movimenta outras áreas que se relacionam, criando o grande mercado fitness. Resumidament,para termos noção do tamanho do mercado, além de academias, pode se destacar as seguintes:
Moda, inclui as marcas e lojas que produzem e vendem roupas e acessórios próprios para a malhação e treinamento.
Nutrição, manter a saúde do corpo requer uma combinação entre uma dieta balanceada e atividade física. Nutricionistas e suplementação são exemplos dessas soluções, que têm como propósito potencializar o rendimento, o efeito dos treinos e melhora na qualidade de vida.
Estética e cosméticos, procedimentos e produtos que se dedicam a melhorar a aparência são outro segmento que integra o setor fitness.
Com essa visão do mercado, podemos nos perguntar: e o Brasil em relação ao mundo, como está?
Dados do Sebrae indicam que, que o Brasil possui 35 mil unidades oficiais de academias, o que coloca o país como a segunda nação com mais academias do mundo – a primeira é os Estados Unidos, com 40 mil unidades.
Quando avaliamos o mercado sob o prisma do número de clientes, o Brasil aparece em quarto lugar, com 9,6 milhões de usuários contabilizados.
EUA (mais de 62 milhões), Alemanha (11 milhões) e Reino Unido (9,9 milhões) estão no pódio da categoria, correspondendo, respectivamente, ao primeiro, segundo e terceiro lugar.
Apesar dos dados expressivos, a fatia da população brasileira que utiliza as academias e centros esportivos não passa dos 5%, o que dá uma ideia sobre o potencial de crescimento do setor fitness no país.
Quais são os principais desafios do mercado fitness?
No momento atual, grandes desafios estão relacionados aos efeitos da pandemia pelo novo coronavírus.
Em consequência, novas tendências de mercado surgem para se adaptar a realidade.
Aulas online, onde eram feitas atividades coletivas, permitisse manter a atividade na sua própria casa e junto com o professor.
Exercícios ao ar livre, necessidade de se proteger de um vírus respiratório também popularizou os passeios ao ar livre. Que permitem momentos de relaxamento mantendo a distância recomendada por autoridades de saúde.
Aplicativos, fisicamente distantes dos locais onde costumavam se exercitar, muitas pessoas recorreram a planos de aula e conteúdos online que as orientassem durante o treino.
Pensando nisso, surgiram apps dedicados a disseminar informações, conectar profissionais a clientes, vender alimentos, roupas e acessórios, entre outras funções.
Essa tecnologia tende a permanecer ativa, agregando serviços de interesse para o público-alvo dos negócios fitness.
Apesar dos tempos de crise, o mercado fitness continua sendo uma opção promissora no Brasil. Com uma população de mais de 211 milhões de pessoas e apenas 5% delas matriculadas em academias e centros de esportes, é inegável a chance de expansão e o espaço para novos empreendimentos no setor.
Texto: Éder Peres