A entrevistada de hoje da Damas da Bola é a atacante de Caçapava do Sul Larissa Teixeira de 30 anos de idade e destaque no futsal por onde joga.
Em 2020 Larissa viveu o sonho de disputar o seu primeiro Campeonato Gaúcho de futsal pela equipe do Lá Máquina chegando em terceiro lugar no estadual, conquista essa que deixou Larissa muito feliz e realizada.
Para 2021 Larissa se prepara para disputar seu primeiro Campeonato Gaúcho de campo pela João Emílio que fechou parceria com o Guarany de Bagé para essa competição.
As principais características de Larissa são a garra e persistência, ela luta até o último minuto do jogo e pode atuar em várias posições.
Abaixo vocês vão poder conhecer um pouco dessa linda trajetória de Larissa dentro e fora das quatro linhas.
Com que idade Larissa você começou a jogar futebol?
- Olha comecei a jogar quando estava na 4° série e isso eu tinha meus 10 anos.
Chegou a participar de alguma escolinha?
- Não, sempre pela escola que estudava.
E você costumava jogar contra meninos?
- Meninos e meninas, os dois.
O que o futebol (futsal) representa para você?
- É sobre amar estar em campo ou em quadra, é fazer por amor, é estar em paz comigo mesma.
E você cresceu jogando torneios de futsal, tem muitas conquistas?
- Na época era os JESCA, JERGS, bom de bola e a gente conquistava títulos tanto em Caçapava pelo JESCA quando em Bagé pelo JERGS.
E você chegou a fazer teste em alguma equipe nessa época?
- Não, nunca, vejo que antigamente não tinha oportunidades e grandes torneios como tem hoje, e visibilidade então? Jamais. Hoje em dia é bem mais desenvolvido e mesmo assim tem muito chão pra o futebol futsal feminino crescer e ser valorizado.
Em 2020 você disputou o Campeonato Gaúcho de futsal como foi essa experiência?
- A palavra certa talvez é MÁGICO, nunca imaginei um dia competir a esse nível, ainda mais com 30 anos, sempre sonhei, mas veio os estudos, a vida adulta, trabalho, correria, e o sonho ficou de lado, e hoje com tudo consegui conciliar e batalhar até o último apito do Campeonato Gaúcho, maravilhosa, vem muitos medos e incertezas antes de aceitar o convite do Lá Máquina e depois de aceitar e ter vivido, nossa a sensação incrível, viveria quantas vezes fosse preciso, e claro a oportunidade de conhecer times profissionais, pessoas maravilhosas, trocar experiências, escutar, observar, que sempre podemos ir além, que o sonho nunca é tarde para ser realizado e que serviu para ter novas oportunidades.
E o convite para defender a João Emilio no Gauchão de campo, qual sensação?
- É simplesmente gratificante sentir que depois de tantos anos sonhando, viver a realidade, e hoje receber convites como o do Cléo da João Emílio para jogar o Gauchão de Campo, sou imensamente grata a Deus e a ti Cléo por esse convite, isso significa muito, por confiar e me dar essa oportunidade.
Quais jogadoras você é fã?
- Formiga, Amandinha, Marta.
E quais teus pontos fortes dentro de campo?
- Garra, persistência e nunca desistir.
E a Larissa no dia a dia trabalha em quê?
- Sou RTV da empresa Cropfield, atendo revendas e produtores, fazendo desenvolvimento de campo e parte de Tecnologia de aplicação na região centro sul do RS.
Você também gosta da lida campeira?
- Gosto bastante, ainda vou em algum rodeio, e nos finais de semana ajudo meus pais na propriedade deles.
Quais teus planos para 2021 tanto no futsal como no futebol?
- Me preparar intensamente para o campeonato gaúcho de campo, quanto o campeonato gaúcho de futsal, e claro torneios e campeonatos que surgirem durante o ano, batalhar por novas conquistas.
Você já investiu muito dinheiro para jogar torneios em outras cidades, pois é uma realidade diferente dos grandes centros ondes as atletas recebem para jogar?
- Claro, sempre, dificilmente vamos para torneios campeonatos isento de gastos, pois ter apoio ao futsal ou futebol feminino é bem difícil, temos que batalhar muito pra conseguir dinheiro para ir, temos pessoas que ajudam, mas não é fácil ter essas pessoas. Muitas e diversas vezes do bolso, ir realmente por amar o que faço. Hoje estamos nos organizando pro campeonato gaúcho de futsal e está engrenando vários apoios, então vamos correr muito atrás pra dar tudo certo.
Qual a jogadora que você mais gosta de atuar junto?
- Difícil pergunta, tenho inúmeras companheiras que tenho felicidade enorme de jogar junto, algumas delas são Thays Bandeira, Tuane Correa, Franciele Barbosa, Flávia Nakashima (goleira), Aline Lacerda, Pamela Duarte, Raquel Gonçalves, Raquel Machado, Carline (goleira), entre outras, pois seria uma lista muito grande.
Ficha Técnica
Nome: Larissa Wilke Teixeira
Idade: 30 anos
Altura: 1.57
Peso: 58 kg
Posição: Atacante
Por: Cléo Moura