A entrevistada de hoje da coluna Damas da Bola é a zagueira matogrossense Hericka Reis de 23 anos e hoje capitã da tradicional equipe feminina do Taubaté clube do interior paulista o qual ela defende atualmente.
Hericka começou com nove anos de idade a dar seus primeiros passos no futebol numa escolinha de Sorriso-MT onde residia, logo que ficou maior de idade ela precisou mudar toda a sua rotina e ir morar longe da família na cidade de Taubaté, onde reside até hoje.
Suas maiores conquistas no futebol foram a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série A-2 pelo Taubaté onde a equipe fez uma grande campanha, sendo somente eliminada na fase de quartas de final pela equipe do São Paulo e o titulo estadual de Rondônia pela equipe do Real Ariquemes que consequentemente valeram a vaga para o Campeonato Brasileiro Série A-2 em 2020.
Hericka é aquela liderança positiva no vestiário que todo o treinador gosta de contar no elenco, além de ter uma boa saída de bola com passes precisos e também ser muito boa na bola aérea defensiva, trazendo segurança para a defesa de sua equipe, abaixo vocês vão conhecer um pouco dessa linda trajetória.
Hericka com que idade você começou a dar os primeiros passos no futebol e onde foi?
Aos nove anos jogava na escola com os meninos e um professor me chamou para começar a treinar na escolinha de futebol de Sorriso-MT.
Na escolinha você jogava somente com meninas?
Sim.
Em 2015 você foi jogar no Taubaté, mudando de estado, conseguiu se adaptar bem ao novo clube ou teve alguma dificuldade?
Foi meu primeiro clube longe de casa e profissional, em Sorriso joguei poucas vezes campo era mais futsal foi um pouco difícil no começo, pois os treinamentos eram diferentes mais intensos, foi uma coisa nova pra mim .
Qual foi o jogo mais importante até hoje que disputou aquele que ficou marcado em sua memória?
Foi contra ao Ferroviária no dia 2 de setembro 2018 o jogo valia a vaga para disputar o campeonato brasileiro A-2 , ficou marcado por ser uma classificação histórica pro clube e uma oportunidade pra mim também de estar jogando pela primeira vez o campeonato ..
E como foi essa experiência jogar a série A-2?
Foi uma experiência sensacional, nunca tinha participado desse campeonato, onde queria muito e consegui.
Hoje o Taubaté conta com uma estrutura boa para as atletas desenvolver seu futebol?
Sim, sem dúvida alguma.
E como que foi jogar no Real Ariquemes?
Foi muito bom, nunca tinha participado do campeonato estadual rondoniense e pude estar ajudando a equipe do Real Ariquemes a conquistar o título da competição e também a vaga para o brasileiro A-2.
Hoje o campeonato paulista é o estadual mais disputado, ficou muito difícil para os clubes do interior competir com os grandes clubes como Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos?
Sim, é o mais disputado, os clubes grandes acabam saindo em vantagem, mas cada vez mais o futebol feminino cresce, não só os clubes grandes, mas também os clubes do interior vem crescendo cada vez mais.
Quais teus planos para 2021?
Fazer uma ótima temporada, ajudar minha equipe a buscar os objetivos, dando o meu melhor sempre, continuar crescendo e evoluindo cada vez mais.
Hoje você sobrevive somente do futebol ou precisa ter outro emprego?
Somente futebol.
Quais jogadoras você é fã?
Formiga e Marta
O Taubaté volta quando aos treinos ?
Ainda não foi definida datas.
Você acha que a treinadora da Seleção Brasileira Pia Sundaghe acrescentou muitas coisas ao futebol feminino no Brasil?
Sim, acho que foi uma oportunidade que a seleção feminina teve de aprender mais sobre o futebol lá de fora.
Quais teus principais pontos fortes dentro de campo?
Marcação, lançamentos, passe, cabeceio, comunicação.
Você tem o apelido de Trator? Conta como surgiu esse apelido?
É que eu não parava nunca saía derrubando batendo em todo mundo, faz tempo isso já.
O elenco do Taubaté é bem jovem, hoje você é uma das lideranças da equipe, você consegue lidar bem com isso?
Sim, sou muito determinada no que quero isso e é sempre bom, acabo incentivando e ajudando bastante com a comunicação dentro de campo.
Qual a atacante adversária que mais deu trabalho para você até hoje?
Sempre tem uma ou outra que dão trabalho (risos), mas a que deu mais trabalho foi a Adriana do Corinthians.
Ficha Técnica
Nome: Hericka Reis Mendes Pereira
Idade : 23 anos
Altura :1,66
Peso : 64
Posição:Zagueira / volante
Clubes : Sorriso-MT 2010 a 2014 Ec Taubaté- SP 2015 a 2019, AD Taubaté - SP 2019 a 2021, Real Ariquemes - RO 2019.
Por: Cléo Moura