Nesta semana, com a ocorrência das chuvas, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) intensificou o atendimento aos desentupimentos em redes de esgoto. O acumulado de precipitação em setembro já está em 90 milímetros, enquanto a média histórica do mês é de 173 milímetros.
Entre os bairros em que as equipes realizaram trabalhos mais extensos para escoar a água, estão: Pedra Branca, Passo das Pedras, Ibajé, São João, Centro e Ivo Ferronato. Algumas intervenções tiveram o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), dentro do Programa de Combate a Alagamentos (PCA).
Grande parte dos entupimentos ocorre pelo depósito de materiais inadequados em privadas e pias, como papel higiênico e óleo de cozinha, além da colocação de lixo nas bocas de lobo. Outro motivo é quando as residências conectam a caixa de gordura na rede de esgoto. Por fim, a tubulação de esgoto antiga da cidade, feita de fibrocimento, também provoca obstruções constantes nas ruas.
Os entupimentos de esgoto devem ser comunicados à Central de Serviços do Daeb, pelos telefones 08005102219 e 115. Depois de recebida a reclamação, as equipes vão ao local verificar o problema. Se o serviço conseguir ser feito apenas com o uso de varetas, o trabalho é executado na hora. Se for um entupimento mais complexo, é enviado o caminhão de jateamento. Já quando necessitar de troca de encanamento, a obra é agendada.
Comunicação Daeb