Opinião Argila

Máscara de Argila, um tratamento incrível e barato

É como fazer um detox na pele. Uma única aplicação é capaz de reequilibrar o pH da pele, amenizar inflamações e estimular o colágeno

Por Gente Jornal

27/09/2019 às 08:00:33 - Atualizado há
Cada argila possui uma cor e propriedade, assim como benefícios

Quer um tratamento incrível e barato? A máscara de argila pode ser uma grande aliada. Cada argila atende a um tipo de pele e objetivo. Eu a utilizo muito, ela dá a sensação de pele limpa. É como fazer um detox na pele. Uma única aplicação é capaz de reequilibrar o pH da pele, amenizar inflamações e estimular o colágeno. Cada argila possui uma cor e propriedade, vou deixar aqui a baixo algumas informações de cor e benefícios.

Argila verde

Indicada para peles oleosas e acneicas, a argila verde é rica em silício e alumínio. Além de possuir propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas que combatem espinhas e cravos. Esse tipo de argila ajuda regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto.

Argila Amarela

Rica em silício, elemento com ótimo potencial regenerador dos tecidos, esse tipo de argila é capaz de estimular o rejuvenescimento. Garante uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade da pele, assim, retardando o envelhecimento e reduzindo rugas e inflamações.

Argila Branca

Indicada principalmente, para peles sensíveis e desidratadas, esse tipo de argila possui um PH muito próximo da pele. O que as faz ser excelente para clarear e absorver oleosidade sem desidratar. Também ajuda cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo, reduzindo inflamações.

Argila Preta

Com poder estimulante e antioxidante, esse tipo de argila, também conhecida como lama vulcânica, é retirada de profundidades superiores a cinco metros e, por isso,  contém diversas propriedades naturais que pode melhorar significativamente o aspecto e a saúde da sua pele.

Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele.

Argila Vermelha

Rica em óxido ferro, cobre e silício é uma ótima opção para quem tem pele sensível e rosada, mas pode ser usada por todos os outros tipos de pele, sem contraindicação. Com poder hidratante, antioxidante e regenerador, ela combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Argila rosa

A mistura entre as argilas vermelha e branca combina os benefícios de ambos os elementos, tornando-se a mais suave entre todos os tipos de argila e é indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela também ajuda a limpar e remover as células mortas da pele, além de ter poder cicatrizante e antisséptico.

Argila cinza

Devido o alto teor de titânio presente em sua composição, ela é um esfoliante fantástico e ainda combate espinhas e cravos, deixando a pele lisinha. Antioxidante natural, a argila cinza clareia as manchas da pele, ajuda na redução de medidas e ainda regula a seborréia capilar.

Para fazer uma máscara com uma boa quantidade de produto eu uso 10gr que corresponde a uma colher de sopa e para fazer a mistura você pode utilizar água mineral, infusão de algum chá frio (alecrim, calêndula, camomila, entre outros), hidrolatos, mel e óleo essencial. Utilize somente utensílios de vidro, plástico ou madeira.

 A aplicação deve ser feita na pele limpa de dentro para fora, evitando a região do contorno dos olhos e lábios. Se a argila ficar muito ressecada e começar a incomodar (acontece principalmente com as mais escuras, como a verde), a dica é hidratar a máscara borrifando água ou chá. Lave bem o rosto com água fria, retirando todos os resíduos da argila, e hidrate em seguida.

Agora que você já conhece os tipos de argila e seus benefícios, escolha a máscara ideal para o seu tipo de pele e cuide do seu rosto e corpo de forma natural.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal