Opinião Idas e Vindas

CAMPEONATO GAÚCHO DE VOLTA E AS ANDANÇAS DE RONALDINHO GAÚCHO

Confira as abordagens desta semana de Arquibancada assinada pelo colunista Crizanto Alves Acosta

Por Gente Jornal

14/04/2020 às 15:09:49 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Facebook

A Federação Gaúcha de futebol (FGF) está preocupada com a paralisação do futebol devido a pandemia do Covid-19, há uma série de questões que precisam ser solucionadas referentes ao andamento da Série A, Divisão de Acesso e Segundona.

Até o momento a entidade não se manifestou a respeito da Segundona, porém na última quarta-feira (08/04), através de uma reunião por videoconferência a FGF anunciou o reinício da Divisão de Acesso para o mês de agosto a partir da quarta rodada, na qual foi paralisada. A resolução emitida ainda prevê que não haverá mudanças no regulamento que definirá o campeão e vice, bem como as duas equipes rebaixadas e que cada clube receberá uma ajuda financeira de R$ 22 mil para auxiliar nas despesas.

Já a Serie A segue indefinida, há quem defenda que o campeonato deve ser encerrado e o título entregue ao Caxias por ter sido campeão do 1º turno. Tem quem defenda que o campeonato deverá ser encerrado sem campeão e sem rebaixamentos e há quem defenda a hipótese de que o campeonato deverá seguir após a pandemia.

Não seria justo dar o título ao Caxias, mesmo sendo o campeão do 1º turno, em respeito aos demais clubes que estão na disputa. Há uma preocupação com as datas, principalmente a dupla Grenal, pois disputam Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão e realmente tem razão, não haverá datas disponíveis no segundo semestre.

Uma solução que eu acho que deveria ser levada em conta é a seguinte: O campeonato segue depois da pandemia com o Grêmio e Internacional atuando com suas categorias de base, uma vez que as prioridades são outras e em muitos jogos do Gaúchão a dupla escala time reserva para poupar jogadores para jogos mais importantes.

RONALDINHO GAÚCHO NÃO PRECISAVA DISSO

Os últimos dias não tem sido nada fácil para os irmãos Ronaldinho Gaúcho e Roberto Assis, no Paraguai, após os mesmos serem presos por falsificação de passaporte. Os irmãos foram levados para a cadeia onde permaneceram presos por mais de um mês, durante este período o craque brasileiro fez amigos, jogou futebol e futevôlei com colegas de prisão e conquistou um torneio de futebol por lá. Após pagarem fiança milionária os irmãos foram liberados para cumprir prisão domiciliar sem poder sair do Paraguai até tudo se resolver.

Durante toda sua carreira de atleta quem administrou foi o irmão mais velho e ex-jogador Assis, fazendo contratos com clubes e também de marketing. Já Ronaldinho além de brilhar dentro de campo, se meteu em algumas confusões sempre “capitaneado” pelo seu irmão e também empresário, a primeira delas foi quando saiu do Grêmio e se transferiu para Paris Saint Germain sem deixar nenhum centavo na transferência para o clube a que o revelou.

A vida seguiu, Ronaldinho ganhou o mundo, ganhou o prêmio de melhor do mundo pela FIFA, campeão por onde passou, brilhou na seleção na copa de 2002 e naquele time fantástico do Barcelona até perder o título mundial para o Internacional em 2006, para nós gremistas era uma maneira de Ronaldinho se redimir um pouco com a torcida não deixando nosso maior rival ganhar o mundial e se igualar a nós em títulos mundiais, mas Ronaldinho voltou a decepcionar a nação tricolor e junto com aquele timaço do Barcelona que contava com Deco, Samuel Eto’o, entre outros foi engolido pelo Internacional de Fernandão, Iarley, Índio, Clemer & cia. com gol de Adriano Gabirú que havia entrado no lugar de Fernandão na partida.

Isso também passou, a vida seguiu novamente e já em declínio na Europa, Ronaldinho jogava pelo Milan da Itália e decidiu voltar ao Brasil, surge então mais uma oportunidade dele se redimir com o clube que lhe revelou para o mundo. No entanto ele e se irmão fazem certo “leilão” entre Grêmio, Palmeiras e Flamengo.

Naquela oportunidade Grêmio e Palmeiras descobrem que Assis estava a fazer leilão entre os clubes e saem do negócio, neste momento Ronaldinho decepciona a ‘gremistada’ toda pela terceira vez e ai não tem mais perdão, pilantra e traíra são os codinomes mais leves que Ronaldinho herdou da torcida gremista. Aquela virada do Grêmio sobre ele no saudoso Estádio Olímpico se compara a conquista de um título sim, quem discordar é ‘clubista’. Brincadeiras à parte, a ida para o Flamengo causou alvoroço no Brasil, pois um dos maiores craques da história do futebol havia assinado com o Mengão, queridinho da imprensa, maior torcida do Brasil, enfim, o ‘oba, oba’ estava feito. No entanto o casamento não durou muito tempo, como de costume o Flamengo não pagou o que havia acordado com Ronaldinho, ai sabe como é né?! Mexeu com dinheiro dos Assis Moreira o bicho pega, foi quando Roberto Assis invade a loja oficial do Flamengo e leva quase todo o estoque da loja alegando que já que o Flamengo não estava pagando o irmão dele ele iria tirar a diferença em camisetas e se encerra a passagem pelo “maior do Brasil”.

Após isso Ronaldinho Brilhou no Galo Mineiro vindo a ser campeão da Libertadores em 2013, mas fracassou novamente no mundial quando não passou da semifinal. Depois disso foi declínio total, saiu do Atlético, foi jogar no desconhecido Queretaro do México, voltou para o Brasil pra jogar no Fluminense, mas não durou três meses e depois daí ficou marcado pelas festanças e bebedeiras em vídeos que circulam na internet.

O que fica de lição nisso tudo é que na vida colhemos o que plantamos, Ronaldinho foi gênio dentro de campo, foi mágico a ponto de fazer a torcida do rival Real Madrid o aplaudir após destruir com um clássico em pleno Santiago Bernabeu, mas falhou ao deixar seu irmão fazer negócios ilegais, tanto é que um dia a verdade apareceu, ofuscou sua imagem de ídolo, mas mesmo assim dentro de campo foi espetacular. Para um gremista não é fácil admitir isso, mas não se pode tirar as qualidades de ninguém.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal