Desde que foi criado o Centro Educacional Melanie Granier teve como proposta, além de abrigar e ampliar as vagas da Emei Marianinha Lopes, desenvolver atividades complementares que atendessem todos os alunos da Educação Infantil da rede municipal.
Com este foco, a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional vem trabalhando na efetivação desta ideia, fato que hoje é uma realidade. “A educação é uma das prioridades da nossa gestão por isso todas as ações que tiverem como foco melhoria e qualificação dos serviços têm nossos esforços”, resumiu o prefeito Divaldo Lara.
O Centro oferece atualmente oficinas de judô, artes, informática, movimento e expressão corporal , inglês e musicalização. Além disso, possui parceria com a Urcamp e com a Uergs, através dos cursos de Psicologia e Pedagogia, para o desenvolvimento de atividades.
Para a secretária Adriana Lara, a proposta vem sendo construída de modo que consiga atender às necessidades das escolas, que muitas vezes não encontram maneiras para trabalhar em forma de oficinas. "O centro foi pensado com dois focos: manter a memória e a história da professora Melanie Granier e, também, se tornar o maior centro educacional de Educação Infantil da região, com oferta de atividades para as Emeis da rede municipal. É uma excelente proposta através da qual estamos conseguindo desenvolver atividades interdisciplinares para cerca de 500 crianças por semana. É maravilhoso", observou Adriana.
A coordenadora do centro, Vanessa Macedo de Deus de Paula, explica que as oficinas são desenvolvidas com as vistas agendadas das turmas. Um ônibus busca e leva as crianças, num sistema de rodízio, que permite a participação de todos. "Cada escola vem uma vez por semana e participa das oficinas no seu turno de aula", acrescenta Vanessa.
PrefBagé