Uma reflexão sobre uma virtude essencial aos relacionamentos humanos
Nessa pequena coluna de estreia aqui no GenteJornal, proponho uma reflexão sobre a verdade. Em tempos de fakenews, meias-verdades, manipulação, sensacionalismo, intolerância, midiatização, egos desmedidos, ódio gratuito, não há dúvida de que a verdade é uma virtude essencial aos relacionamentos humanos. Sem um compromisso com a verdade não se estabelece confiança, sem confiança não se desenvolve o progresso nas relações interpessoais, profissionais e também fica complicada a questão do autoconhecimento. Mas a tal da verdade é universal? O caminho para a descoberta da verdade é reto ou sinuoso?
Na obra “Verdade: 13 motivos para duvidar de tudo que te dizem”, Hector Macdonald alerta sobre como a verdade pode ser selecionada, usada de modo tático e calculado sobre eleitores, consumidores, leitores, ou seja, na política, nos negócios, na mídia, na vida. É interessante, então, como a verdade pode ser usada para enganar e manipular, mesmo longe de ser uma mentira.
Diversos acontecimentos globais estão sambando em nossa frente para demonstrar o quanto a verdade pode ser relativa. O Brexit é um claro exemplo disso, assim como o fenômeno Donald Trump e empresas especializadas, tanto em fakenews, quanto em seu combate.
A globalização do conhecimento e a sociedade contemporânea que funciona interligada em rede proporcionam um acesso amplo à informação. Entretanto, é curioso que quanto mais interligados estamos, mais individualistas nos tornamos.
Leandro Karnal, em uma entrevista publicada no siteYoutube, comenta que “tudo o que disserem sobre quem eu não gosto, é verdadeiro e eu acredito, porque o critério é individual, centralizado no indivíduo” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qIM89h80cSk).
Assim, deve-se ter muito cuidado com toda a informação produzida no mundo conectado e globalizado, pois ela afeta não apenas as nossas escolhas políticas, nossos hábitos de consumo e nossos influenciadores. Ela afeta quem somos e, na atualidade, está bem difícil decifrar com clareza quem somos. O professor israelense YuvalHarari alerta que “os seres humanos correm o risco de perder o seu valor econômico porque a inteligência está se dissociando da consciência”.
Verdade seja dita!
Referências:
HARARI, YuvalNoah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Editora Cia das Letras.
RICHARD, Bruno. Verdade: 13 histórias para contar. Disponível em: http://jornalismojunior.com.br/verdade-13-historias-para-contar/. Acesso em 14 fev. 2020.