Opinião Acne

Tratamentos naturais para pele com acne

As boas opções naturais são arroz, mel e o chá de hortelã

Por Gente Jornal

29/11/2019 às 08:03:17 - Atualizado há
Imagem captada web

A acne é uma doença crônica das glândulas sebáceas da pele, que conduz ao desenvolvimento dos comedões, também conhecidos como espinhas.

Quase todos os adolescentes terão um surto ocasional de acne, e aproximadamente 40% dos adolescentes têm acne cística grave. Mesmo pessoas com 30 anos ou mais podem ser afetadas. Se a acne não for tratada pode deixar cicatrizes físicas (e emocionais).

Durante a puberdade, os hormônios acionam as glândulas sebáceas para crescer e produzirem mais sebo (óleo). Esse excesso de óleo pode fazer com que os poros fiquem entupidos. Um tipo de bactéria chamada Propionibacterium acnes, que normalmente vive na pele, invade a obstrução dos poros e começa a crescer, criando inflamação e irritação. O resultado é um folículo inflamado, onde se desenvolve uma espinha.

Um excelente remédio caseiro para eliminar as espinhas do rosto é controlar a oleosidade da pele, e utilizar produtos na pele que consigam desinflamar as espinhas e desobstruir os poros. Boas opções são arroz, mel e o chá de hortelã porque eles contêm propriedades medicinais capazes de atuar neste tipo de situação. Surpreenda-se com os resultados que os tratamentos naturais para pele com acne.

No entanto, nos casos mais graves, quando há muitas espinhas inflamadas, com formação de pus o dermatologista poderá indicar o uso de remédios para acne, para complementar o tratamento caseiro.

Confira algumas receitas abaixo para incorporar aos seus cuidados diários. Os resultados são surpreendentes. Fáceis de fazer, elas vão deixá-la ainda mais bonita!

1. Máscara facial com argila

A argila verde retira a oleosidade da pele, com ação adstringente e secativa.

Misture uma colher de sopa de argila verde (comprada em casas de produtos naturais) com água filtrada até ficar uma textura grossinha, como se fosse um doce de leite. Aplique no rosto e deixe agir por 5 minutos. Retire com água filtrada. Ao final, borrife água de coco gelada pra hidratar e acalmar a pele.

2. Açafrão da terra (cúrcuma)

A curcumina é um poderoso antiinflamatório que alivia o inchaço e a vermelhidão causada pela acne.

Modo de usar:

Misture 2 colheres de chá de açafrão com um pouco de água ou óleo de gergelim, o suficiente para formar uma pasta. Aplique sobre a área afetada e deixe por uma hora. Enxágüe. Aplique todos os dias. No caso de excesso de espinhas comece aplicando duas vezes por dia.

3.  Água de arroz

Esse é um tratamento antigo e muito comum na Ásia e realmente funciona. Utilizada na medicina Ayurveda, a água de arroz tem efeito calmante e refrescante na pele, sendo amplamente recomendada por praticantes da medicina Ayurveda para acalmar e reduzir inflamações cutâneas.

Modo de usar

Lave uma xícara de arroz até a água sair limpa. Coloque em um recipiente e cubra com água. Tampe, mexa um pouco e deixe de molho por 15 minutos. Coe a água, coloque em um recipiente de plástico ou vidro (pode reaproveitar embalagem de leite de rosas, por exemplo). Deixe na geladeira e sempre que limpar a pele aplique a água de arroz. O ideal é usar à noite e de manhã antes de maquiar-se.

4. Receita de água termal de pepino e camomila

pepino já é muito conhecido pelo seu poder clareador na pele. Mas ele faz muito mais que isso! Ele é rico em potássio e favorece o rejuvenescimento da pele porque aumenta a elasticidade também. Além disso, ele é um ótimo hidratante para peles oleosas porque não sobrecarrega nem obstrui os poros.

camomila é outra queridinha quando o assunto é beleza natural. Ela tem ação calmante e estimula a cicatrização da pele. Além do poder de purificar, tonificar e desinchar a pele.

Ingredientes

Água Mineral

1 Pepino

1 xícara de chá de camomila

15 ml de dexpantenol

Frasco de plástico ou vidro

Modo de preparo

1. Descasque um pepino inteiro e corte em rodelas. Coloque no liquidificador com um pouquinho de água mineral e bata até que ele fique bem líquido.

2. Ferva uma xícara de água mineral e, depois de desligar o fogo, coloque três sachês de chá de camomila para fazer a infusão.

Dica: Você também pode usar a camomila desidratada na sua receita. Elas são encontradas em lojas de produtos naturais e vêm em uns saquinhos de plástico. Se preferir essa versão, use uma colher de sopa cheia para fazer o chá.

Misture os ingredientes

1. Em um recipiente de plástico ou vidro, misture uma garrafa de água mineral (500 ml), o pepino batido e o chá de camomila.

Atenção: é muito importante que a água seja mineral. Essa mesma receita feita com a água filtrada de casa não terá o mesmo efeito na pele.

2. Acrescente à receita 15ml de dexpantenol líquido. Esse produto é facilmente encontrado em qualquer farmácia.

3. Com todos os ingredientes misturados, transfira para o frasco escolhido para armazenar sua água termal e agite bem.

Como usar a água termal

Se você tem a pele sensível ou quer dar uma turbinada na sua rotina de cuidados com pele, use essa água termal duas vezes ao dia. Pela manhã, lave o rosto com um sabonete facial ou sabonete neutro, e depois aplique a água termal com um algodão. Deixe a pele secar e aplique o protetor solar. Para a noite o processo é o mesmo. Mas, para potencializar o efeito, depois de usar a água termal, você pode aplicar um creme hidratante facial e faça massagens leves com movimentos circulares em todo o rosto. A solução pode ser usada diversas vezes ao dia, em qualquer parte do corpo.

Validade e armazenamento

Essa água termal caseira precisa ser armazenada na geladeira. Afinal, ela é feita com produtos naturais e sem conservantes. A validade desse produto é de 20.

Vamos arrumar um tempinho para cuidar do nosso corpo e conquistar a Beleza Natural!! Uma boa semana pessoal!

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal