A previsão é desta segunda-feira (5), o governador do Estado, Eduardo Leite, e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, vão anunciar a ampliação do número de Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe. A iniciativa é uma política estadual que busca garantir o suporte multidisciplinar às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O Caminho da Luz, centro de referência em Bagé, foi convidado pela equipe do Governo do Estado a levar sua experiência dentro do programa.
A delegação da instituição será composta pelo presidente, José Artur Martins Maruri dos Santos, pelos integrantes do Conselho de Administração Marlize Moraes da Luz Frantz (2ª secretária) e Fernando Meirelles (2º tesoureiro), além da coordenadora clínica Melina Gomes e da gerente administrativa, Victória Frantz.
O evento ocorre às 14h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.
Com a assinatura das portarias e contratos, o Rio Grande do Sul passará a contar com, ao menos, um CAS em cada uma das 30 regiões do Estado, além de oito Centros Macrorregionais e 30 Centros Regionais. Na região da Campanha, o Centro de Atendimento em Saúde do TEAcolhe RS é localizado no Caminho da Luz, atendendo aos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
"Estaremos presentes ao ato e não deixa de ser uma surpresa o convite para que pudéssemos manifestar nossa experiência como um dos CAS TEAcolhe no Rio Grande do Sul. Temos um trabalho que é um exemplo positivo para o Estado nas questões que envolvem o tratamento do autismo e essa é uma oportunidade para trocarmos ideias e apresentar as ações que desenvolvemos", reforça Maruri.