Desde setembro, começaram a chegar à cidade as cargas trazendo os novos contêineres que aumentaram a capacidade de coleta por este sistema. Com os novos dispositivos, Bagé passou de 300 para 850 coletores espalhados pelas áreas centrais e diversos bairros.
Entre os bairros que já contam com o sistema estão Mascarenhas, Getúlio Vargas, Castro Alves, Jardim do Castelo, loteamento São Pedro e Pedra Branca, assim como vias de acesso/rodagem.
Benefícios
De acordo com informações do setor de educação ambiental da Semapa, os contêineres estão sendo distribuídos em locais considerados com grande volume de lixo doméstico. O novo sistema permite a comodidade do morador para descartar o seu resíduo em qualquer horário e dia.
Essa atitude possibilita que o lixo descartado não seja espalhado por ação do homem e animais, e acabe parando em local inapropriado, prejudicando as comunidades e o meio ambiente. Além de evitar mau cheiro e proliferação de insetos.
Utilização
Vale lembrar que os contêineres servem para receber apenas lixo doméstico, não sendo possível o descarte de resíduos diversos como entulhos, resíduos de construção civil e eletrônicos.
Entre as metas da administração, com a chegada das unidades, está automatizar o serviço de coleta, oferecer um serviço eficiente e de qualidade para a comunidade, abrangendo cada vez mais bairros.
A Semapa ressalta que o serviço de coleta automatizada é um grande avanço, porque possibilita que a comunidade possa descartar o lixo em qualquer horário. Muitas vezes a ação da natureza, do homem e dos animais acaba levando o lixo para locais inadequados, ocasionando transtornos e poluindo o meio ambiente. Com maior número de unidades, acontece a redução de resíduos espalhados pela cidade.
PrefBagé