Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Novo horário

Floresta já começa a funcionar com extensão de horário através do Programa Saúde na Hora

A unidade é a primeira a adotar a ampliação de atendimento, das 7h30min às 19h30min, sem fechar ao meio-dia


Itamar Terres Ferreira - presidente do bairro / Foto: Giovana Pereira

A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, informou que o Centro de Referência Floresta já começou a funcionar com horário estendido a partir desta terça-feira (12/11). A unidade é a primeira a adotar a ampliação de atendimento, das 7h30 às 19h30, sem fechar ao meio-dia.

Na última sexta-feira (08/11), o prefeito e o secretário da pasta, já haviam anunciado que nesta semana o Programa Saúde na Hora seria colocado em prática nas quatro unidades de saúde credenciadas junto ao Ministério da Saúde para receber a terceira equipe de Estratégia Saúde da Família.

Conforme o chefe do executivo, Manoel Machado, em uma plenária realizada no posto Floresta com a população, no final da tarde desta segunda-feira (11/11), a unidade é a primeira a receber o programa, sendo o piloto para as demais. “Muitas pessoas precisam consultar e em virtude dos compromissos profissionais, não conseguem atendimento. A partir de agora, a realidade é outra. Toda a comunidade vai conseguir ser atendida, resolver o problema e até evitar uma doença grave. E o mais importante: não precisando se deslocar para unidades de emergência”, destacou, frisando ainda que essa é a finalidade do programa e que Bagé tem sido pioneira em oferecer o melhor aos munícipes.

Já o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, ressaltou que embora o programa não exija um farmacêutico nesse horário estendido, a Secretaria de Saúde  disponibilizará também esse profissional para que os pacientes também possam retirar as medicações logo após a consulta. “É mais um ganho que estamos trazendo para a população, que não vai precisar retornar no outro dia para retirar o medicamento. As pessoas vão receber atendimento de qualidade, por profissionais qualificados, através de uma equipe multidisciplinar que vai atendê-los muito bem”, disse.

A coordenadora do Centro de Referência Floresta, Regina Cáceres, agradeceu aos gestores por ser a primeira unidade a receber o programa e ainda adiantou que o local passará a oferecer 550 atendimentos a mais no mês, o que vai reduzir ainda mais o período de espera por uma consulta. “Não temos como agradecer essa melhoria na qualidade de vida da nossa comunidade”.

O presidente do bairro, Itamar Terres Ferreira, falou que o projeto é maravilhoso, não só para a unidade de saúde do Floresta, mas para toda a cidade. “Ter onde consultar não só após às 17h, mas durante o intervalo de almoço, é muito significativo, principalmente, paras os trabalhadores. Ficamos muito felizes e parabenizo todos os envolvidos pela evolução que a nossa saúde está recebendo nessa administração”, agradeceu.

A Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a maioria dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. A resolutividade na Atenção Primária permite, por exemplo, desafogar os atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e emergências hospitalares, onde muitos pacientes vão em busca de atendimentos de baixa complexidade, como curativos.

PrefBagé

Bairro Floresta Novo horário

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!