A Secretaria Municipal de Saúde de Bagé está divulgando uma nota na internet esclarecendo episódios de falta de médicos na UPA da cidade:
"Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência vistoriou a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), com o objetivo de averiguar os episódios de falta de médico ocorridos na semana passada e hoje, buscando a solução imediata do problema. O atendimento na Upa é vistoriado periodicamente, inclusive pelo próprio prefeito Divaldo Lara, que faz questão de acompanhar a satisfação dos usuários com a unidade de saúde.
A Prefeitura de Bagé lamenta a falta de profissionais e esclarece que mantém contrato com a empresa terceirizada, responsável pela organização das escalas dos profissionais que atuam na unidade. Desde a semana passada, por problemas pessoais, há profissionais afastados, o que ocasionou a falha na escala.
A falta de médicos, em especial durante a pandemia, é um problema recorrente em diversos pontos do país. Sendo assim, a terceirizada está com dificuldades de reposição.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, já notificou a empresa, por entender que é de extrema necessidade a escala completa em todos os turnos de trabalho. Uma reunião está agendada para a resolução mais breve possível do problema.
Cabe ressaltar, ainda, que a Unidade conta em tempo integral com a presença de um médico, que, em casos de urgência e emergência, estará apto a atender os pacientes.
A Secretaria de Saúde continuará acompanhando a questão".
Redação GJ