A coordenadora do Meio Ambiente de Candiota Josuelem Duarte Avila conversou com a reportagem do Gente Jornal e esclareceu sobre a existência dos eucalíptos no município.
Sobre o caso em especifico de Luciane Elicker disse que foi dada toda atenção desde o primeiro momento que a moradora procurou a secretaria, isto em janeiro. Desde então, foi realizado visitas com profissionais que trabalham com esse tipo de corte - eucaliptos grandes e muito próximos de residências.
A dificuldade encontrada por estes profissionais é de acesso. "Como são eucaliptos de porte grande, precisaria de dois caminhões (que não tem como entrar no local em razão das casas) para auxiliar: um que leva - subisse com com uma pessoa dentro da cesta e outra que conseguisse fazer o corte para puxar para o lado que tem que cair, porque tem casas por todos os lados", esclareceu Josuelem, que complementou dizendo que ficou uma opção que é montar andaimes.
Josuelem conta que os eucaliptos foram plantados em áreas estratégicas pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM), para proteger dos ruídos e poeira a população. Chamados de área verde, alguns locais onde havia estes cinturãos acabaram sendo urbanizado e agora tem muitas residências, alguns desses eucaliptos acabou ficando no pátio das casas. "Então, acaba que ocorre esse problema de acesso para retirada deles, de difícil acesso", relata.
O fato dos eucaliptos e a urbanização do município ocorre também em outros pontos.
Na Vila Residencial, é um destes pontos críticos por ter também um Cinturão Verde, que faz toda a volta da localidade e acaba tendo conflito com a fiação e com as casas. "As que estavam mais em risco a gente fez uma operação gigante e fez a retirada", relata e aponta que o fato é resultado de muito tempo sem ser dado a devida manutenção e por se tratar de eucaliptos grandes e antigos.
Outro local onde há preocupação de moradores com os eucaliptos no município é na Portelinha, que conforme a coordenadora também estão sendo monitorados e solucionados, caso a caso. O fato relevante é que os locais são de propriedade de empresas e ocorre todo o processo de pedido de licença para que possam trabalhar.
- Os serviços executados pela Secretaria de Meio Ambiente está sendo preventiva de futuras quedas, os problemas, transtorno e tudo mais. Já foram realizados várias operações, inclusive, junto com a CEEE, de desligamento de rede. Baixar rede para a supressão total de eucaliptos", destaca e comemora que neste último vendaval não se repetiu o ocorrido, de quando levantou muitas árvores, arrebentando muitos fios: "foi um arraso". O trabalho preventivo obteve resultado, tanto que foram problemas isolados.
Redação GJ