O Brasil registrou 173 mortes por dengue em 2023, ou seja, aproximadamente 2 mortes por dia, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde.
Em Bagé a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência confirmou o segundo caso de dengue do ano de 2023. O caso, assim como o primeiro, também é importado, de um homem que estava fazendo curso em Santa Maria e testou positivo lá, com confirmação do laboratório. “Todos os procedimentos previstos em protocolo já foram realizados pela Vigilância Epidemiológica”, destacou a Secretaria.
Ainda conforme o órgão, o paciente que está em resguardo, cumpre todas as orientações, entre elas boa hidratação e repouso. Todos os familiares estão sendo monitorados e ninguém apresenta sintomas. “Vale destacar, ainda, que a Vigilância Sanitária já cumpriu todos os procedimentos de pesquisa e delimitação de área nos arredores da residência do paciente e, em breve, realizará o fumacê, procedimento de higienização, com autorização da Vigilância Estadual”.
O ano de 2022 foi o mais mortal para a dengue no Brasil, com um total acumulado de 1.016 mortes. Isso é mais do que o registrado nos últimos seis anos.