A Prefeitura de Bagé, por meio da Vigilância em Saúde, tem atuado para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.
Os agentes de endemias estão percorrendo pontos estratégicos da cidade para a realização de aplicação de inseticidas. “Esses meses chuvosos, com período de calor, de novembro a maio, são as épocas de maior infestação do mosquito. Então estamos tentando eliminar os possíveis criadouros dos mosquitos”, explicou o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes.
Os pontos estratégicos, em que há intensificação do trabalho dos agentes, são principalmente: sucatas, ferros velhos, cemitérios e demais locais que possibilitem o acúmulo de água parada. Na manhã desta quinta-feira (29), os agentes estiveram desinssetizando o kartódromo.
A Vigilância em Saúde orienta a população sobre cuidados para evitar acúmulo de água parada: manter calhas limpas, deixar as garrafas viradas com a boca para baixo, ralos limpos, preencher os pratos dos vasos com areia, lixeiras bem tampadas, tonéis e caixas d’água tampados.
Texto: Andressa Prates/Especial/GJ